Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Congresso de Administração do Sul de Mato Grosso - 2019

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EMPREENDEDORISMO FEMININO EM FRANCHISING: Estudo de caso realizado com franqueadas na cidade de Rondonópolis-MT
Paula Renata Silva, André Luís Janzkovski Cardoso

Última alteração: 14-12-19

Resumo


Com o decorrer dos últimos anos no Brasil, o mercado tem sofrido com crises, desacelerações e acelerações econômicas em alguns setores, mas tem havido uma continuidade de expansão tanto em variedade quanto em número de franquias. Outro fato importante tem sido a ampliação da participação do empreendedorismo feminino, pois cada vez mais, as mulheres estão se fazendo presente nos negócios. Assim, este trabalho possuiu como objetivo geral compreender o que leva empreendedoras a optar por abrir franquias ao invés de empresas próprias, e por objetivos específicos realizar um levantamento das razões por se optar pelas franquias no segmento de moda na cidade de Rondonópolis; levantar o perfil das Empreendedores fraqueadas; Identificar as dificuldades e impressões sobre o negócio de franquias, e por fim, discutir as descobertas à luz dos conceitos teóricos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com oito empresarias do ramo de franquia, que foram tabulados em planilha eletrônica e, posteriormente, analisadas por meio da análise de conteúdo. O desenvolvimento deste estudo proporcionou algumas descobertas, entre elas a de que as mulheres entrevistadas encontraram nas franquias uma forma de conciliar a vida pessoal e a vida profissional, e consideraram o investimento em franquias como uma forma de terem maior qualidade de vida, de realização profissional sem abrirem mão da vida pessoal e da maternidade. Deste modo, o estudo trouxe tanto contribuições sociais quanto cientificas, e a partir deste estudo, trabalhos futuros poderão ser desenvolvidos, como, realizar um estudo com a expansão de franquias em número e variedades dos últimos quinze anos na cidade de Rondonópolis MT.


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