Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural ​

Tamanho da fonte: 
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL DOS MUSEUS CONTEMPORÂNEOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CONSERVAÇÃO E SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO.
Guilherme Nogueira Ragone, Frederico Braida, Augusto Nogueira Ragone

Prédio: Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal
Sala: Apresentação Artigos 03
Data: 05-10-2017 03:00  – 03:20
Última alteração: 22-11-17

Resumo


Os museus como agentes de salvaguarda do patrimônio cultural possuem destaque se analisados pelos vieses educacionais e sociais, partindo da premissa de que a educação patrimonial se mostra presente e atuante na contemporaneidade sendo a função mais importante nessas instituições pós 1977. O patrimônio cultural deve ser entendido não só historicamente, mas associado à memória, a identidade, ao turismo, ao trabalho e ao lazer, e com isso os museus se mostram locais ímpares de análise sobre o impacto na educação de uma sociedade. Assim sendo, o artigo possui como estrutura, a exposição cronológica e histórica dos museus no Brasil, bem como sua relação com a sociedade e a educação. Explanará como esta relação se dá na contemporaneidade e quais as premissas para se caracterizarem assim, finalizando com o resultado da análise baseada nos temas já citados e sua consequência para a preservação do patrimônio.

Assim, o presente artigo visa responder a questão sobre como os museus contemporâneos podem ajudar na preservação do patrimônio cultural, através de suas funções educativas e sociais. Através de uma revisão de literatura sistematizada, sendo parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado em andamento com o intuito objetivar como essas instituições ajudam a proteger o patrimônio cultural, como se manifestam e se relacionam as funções sociais e educativas nos museus e sua caracterização segundo suas funções. Como resultado, se obteve que, desde as suas origens, são atribuídas aos museus diversas funções, e essas se alteraram ao longo do tempo, tendo na função educativa, seu maior expoente na contemporaneidade. Uma ferramenta importante para a preservação do patrimônio cultural.


Texto completo: PDF