Colóquio de Antropologia da UFMT

Edições anteriores da Conferência

I Colóquio de Antropologia

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Cuiabá, BR

2 janeiro, 2017 – 3 janeiro, 2017

I Colóquio de Antropologia da UFMT

O Diálogo da Antropologia com as Políticas Públicas

 

A primeira edição do Colóquio de Antropologia da UFMT realizada entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014, foi promovida pelo Departamento de Antropologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso em seu primeiro ano de funcionamento.

Nesta primeira edição, o evento criou um contexto de debates sobre o conhecimento antropológico com o objetivo de iniciar o processo de fortalecimento e consolidação da discussão e da pesquisa antropológica no âmbito da Universidade Federal do Mato Grosso, com a participação de pesquisadores e convidados de diferentes universidades do Brasil e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

O evento alcançou um público de 313 pessoas, entre essas, pesquisadores doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos das áreas das Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia), História, Saúde Coletiva, Serviço Social, Direito, Geografia, Comunicação Social, Psicologia e Filosofia, que apresentaram comunicação oral em Grupos de Trabalho, Mesas-Redondas e Conferências de abertura e Conferência de encerramento.

Durante os dias do evento, as pesquisas e estudos (muitas delas financiadas com recursos da FAPEMAT, do CNPq e do MEC) que vêm sendo desenvolvidas pelos docentes do PPGAS e outros Programa de Pós-Graduação da UFMT no estado do Mato Grosso, receberam visibilidade e reconhecimento por parte dos convidados e participantes externos de outras Universidades brasileiras.

Visualizar detalhes da conferência

II Colóquio de Antropologia

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Cuiabá, BR

2 fevereiro, 2017 – 3 fevereiro, 2017

II Colóquio de Antropologia da UFMT

Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais

 

O II Colóquio de Antropologia da UFMT pretende reunir pesquisadores da área de Antropologia Social e áreas afins (Sociologia, Filosofia, Serviço Social, História, Geografia, Museologia, Direito e Ciências Sociais da Saúde) interessados em discutir as temáticas de gênero, sexualidade, subjetividades, sociabilidades, e identidades e diferenças, relações interétnicas, patrimônio cultural e teoria etnográfica numa perspectiva antropológica.

O Colóquio, em sua segunda versão, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Departamento de Antropologia, do GPAC - Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo - Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades e do Núcleo de Pesquisa em Artes, Performances e Simbolismos – Napas.

As discussões e debates desenvolvidos durante o Colóquio visam consolidar as linhas de pesquisa do Mestrado em Antropologia Social da UFMT, quais sejam: 1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias – Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas, socialidades, cosmologias, rituais, arte e sistemas simbólicos; políticas públicas, educação e direitos; políticas indígenas, história indígena e do indigenismo; estudos de fronteiras, conflitos interétnicos, territórios, processos e direitos sobre territórios; movimentos sociais, diásporas e identidades. 2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades – Reflexões teóricas e investigações empíricas que têm como foco as dinâmicas socioculturais, com especial ênfase em processos contemporâneos de construção de vínculos sociais, identidades e subjetividades. A linha abrange as seguintes temáticas de pesquisa: relações de gênero e sexualidade; família e parentesco; corporalidade e marcadores sociais da diferença; cultura popular e sociabilidades festivas; performances e produção de sentidos na cidade.

O II Colóquio de Antropologia da UFMT: Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais visa propiciar o debate e o diálogo entre pesquisadores, grupos e núcleos de pesquisa sobre o fazer antropológico e a contribuição deste conhecimento acerca da diversidade étnico-cultural, das relações de gênero e sexualidade, territórios, territorialidades, sociabilidades, teoria etnográfica e patrimônio cultural. Os temas do evento estão articulados com os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Antropologia em contextos etnográficas com comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas e populações LGBTT do município de Cuiabá e estado do Mato Grosso. Os temas versam, sobretudo, acerca das questões concernentes ao patrimônio cultural, cultura popular, ações afirmativas, gênero, sexualidade e parentesco, cosmologias, artes e identidades.

Além disso, buscamos por meio da 2ª Edição do Colóquio dar visibilidade a região centro-oeste, em especial ao estado de Mato Grosso, não mais apenas como uma região tomada como objeto de pesquisas, mas também como uma referência na produção de conhecimentos. Finalizando, pretende-se estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, particularmente do curso de Ciências Sociais, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.

Visualizar detalhes da conferência

III Colóquio de Antropologia

Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT

Cuiabá, BR

6 novembro, 2018 – 7 novembro, 2018

A terceira edição do Colóquio de Antropologia da UFMT será realizada entre os dias 6 e 7 de novembro de 2018, será promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso e tem como objetivo criar um contexto de debates sobre o conhecimento antropológico com o objetivo de promover o diálogo, o fortalecimento e a consolidação da discussão e da pesquisa antropológica no âmbito da Universidade Federal do Mato Grosso.

Durante os dias do evento, serão apresentadas as pesquisas e estudos (muitas delas financiadas com recursos da FAPEMAT, do CNPq e do MEC) que vêm sendo desenvolvidas pelos docentes e discentes do PPGAS da UFMT com o objetivo de fortalecer o diálogo e promover a visibilidade e reconhecimento da produção deste Programa de Pós-Graduação.

 

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .