I Congresso sobre Obesidade, Doenças Metabólicas e Exercício Físico

Edições anteriores da Conferência

I Congresso sobre Obesidade, Doenças Metabólicas e Exercício Físico

Universidade Federal do Mato Grosso

Cuiabá, BR

16 novembro, 2017 – 18 novembro, 2017

Dados epidemiológicos indicam que a obesidade atinge 18,9% dos brasileiros, ao passo que os índices já são de 53,8% para o sobrepeso (VIGITEL, 2016), e afeta também as crianças e adolescentes em idade escolar. Cuiabá ocupa as primeiras posições desde 2012, em relação a capital brasileira, com maior número de adultos com sobrepeso e obesidade.

A obesidade tem sido associada a diversas alterações do sistema cardiovascular, e pode antecipar o desencadeamento de hipertensão arterial, diabetes mellitus e de síndrome metabólica.

A obesidade ganha centralidade na atualidade, pois é a precípua dos desfechos cardiovasculares, que tem elevados custos financeiros, devendo ser melhor abordada em todos os níveis de atenção da saúde pública.

A relevância do evento está ligada à aproximação e ao diálogo entre diferentes modos de se pensar e se fazer pesquisa sobre o tema em questão, reforçando a relação da universidade com a sociedade e com as práticas em saúde. A realização do evento contribuirá para disseminar o conhecimento científico sobre a obesidade, suas consequências e efeitos do exercício físico, além de dar visibilidade às diferentes linhas de pesquisa e grupos de pesquisa do país, e impulsionar o desenvolvimento de pesquisa em Mato Grosso, e interferir positivamente na realidade dos indicadores de saúde de Mato Grosso.

Considerando que haverá participação de discentes de graduação, pós-graduação, profissionais de diversas áreas da saúde (educação física, nutrição, medicina, fisioterapia, saúde coletiva) tal evento permitirá aproximar os debates da graduação com a pós-graduação, considerando-os como momentos interligados na formação do profissional para a educação em saúde e para a saúde, propiciando uma reflexão sobre as diversidades existentes entre a teoria e a prática em diferentes lugares e instituições do país.

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Fomento: