Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT


Colóquio de Antropologia da UFMT

Colóquio de Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Universidade Federal de Mato Grosso

 

 

O Colóquio de Antropologia da UFMT visa propiciar o debate e o diálogo entre pesquisadores, grupos e núcleos de pesquisa sobre o fazer antropológico e a contribuição deste conhecimento acerca da diversidade étnico-cultural, das relações de gênero e sexualidade, territórios, territorialidades, sociabilidades, teoria etnográfica e patrimônio cultural. Os temas do evento estão articulados com os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia em contextos etnográficas com comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas e populações LGBTT do município de Cuiabá e estado de Mato Grosso. Os temas versam, sobretudo, acerca das questões concernentes ao patrimônio cultural, cultura popular, ações afirmativas, gênero, sexualidade e parentesco, cosmologias, artes e identidades.

Tal evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. As discussões e debates desenvolvidos durante o Colóquio visam consolidar as linhas de pesquisa do Mestrado em Antropologia Social da UFMT, quais sejam: 1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias; e, 2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades.

Além disso, buscamos dar visibilidade a região centro-oeste, em especial ao estado de Mato Grosso, não mais apenas como uma região tomada como objeto de pesquisas, mas também como uma referência na produção de conhecimentos. Finalizando, pretende-se estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, particularmente do curso de Ciências Sociais, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.

Acessar a conferência

Fórum de Psicologia e Relações Étnico-Raciais: Perspectivas de formação Anti-Racista

O I Fórum de Psicologia e Relações Étnico-Raciais: Perspectivas de formação Anti-Racista é uma construção do Kilombo Cassangue (Coletivo de Negros e Negras da Psicologia UFMT) em conjunto com a chefia e coordenação do departamento do curso, visando a um espaço para a ampliação da importância da perspectiva racial frente à área de Psicologia.

inscrições para monitoria, relatoria e participação no link; https://goo.gl/forms/VXZptgN8GkbLbqof1

O entrelaçamento com as relações raciais deve ser tratado para além de um recorte, fazendo-se necessária a crítica direta às epistemologias que constituem o conteúdo científico da Psicologia, sendo assim, esse espaço destina-se a um confronto político ao racismo institucional, como por exemplo o foco ao qual se propõe esse primeiro fórum, que é a ausência da matéria sobre Racismo e Relações Étnico-Raciais no currículo do curso, mesmo com a vigência das leis 10.639 e 11.645 que regularizam a importância da existência desses estudos. Partindo assim para os processos de formação tanto acadêmica quando profissional, que rompam com a lógica eurocêntrica de educação.

 

inscrições para monitoria, relatoria e participação no link; https://goo.gl/forms/VXZptgN8GkbLbqof1

Acessar a conferência

II Mostra de Estágios em Psicologia

II MEP

Curso de Psicologia - UFMT - Campus Cuiabá

01 dezembro 2018

A Mostra de Estágios em Psicologia é um evento anual cujos objetivos são ressaltar a importância das disciplinas de estágio na formação acadêmica a partir de oportunidades de observação e intervenção no cotidiano da prática profissional do psicólogo; e propiciar o compartilhamento das experiências de estágio.

Acessar a conferência

SemiEdu 2018 - 30 anos do PPGE: diálogos entre políticas públicas, formação de professores e educação básica

SemiEdu 2018

Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT

04 novembro, 2018 – 07 novembro, 2018

Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica é o tema central do SemiEdu 2018, que comemora os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso, cuja trajetória indica a intensa e contínua produção de conhecimento e importantes contribuições para o país. Diante do cenário atual, considerando os atuais debates acerca da pesquisa e da pós-graduação, a temática contempla o aprofundamento das discussões iniciadas em edições anteriores do evento e a inclusão de novas perspectivas enunciadas nos recentes congressos da área. A ideia é articular sujeitos, diálogos e contextos para um olhar mais plural sobre a problemática educacional brasileira.

Ao longo de três décadas, o PPGE se consolidou como espaço fértil de conhecimento produzido e em construção por meio dos projetos de pesquisa e experiência de educação escolar e não escolar, vivências acadêmicas e sociais propiciadas pelo programa.

No percurso da memória, o SemiEdu, que neste ano alcança sua 26ª edição, reafirma com a temática central, intercâmbios e parcerias entre grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, cujo foco é compreender, problematizar e construir alternativas sobre a Educação, com intuito de avançar, contribuindo para o desenvolvimento humano e criativo nas múltiplas faces da elaboração do pensamento.

O SemiEdu 2018 objetiva, ao criar um espaço de relações interinstitucionais para trocas de experiências e de socialização do conhecimento, contribuir com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, professores e acadêmicos. Ao debater e fortalecer as diversas nuances de políticas públicas para o desenvolvimento da área da educação, propõe-se a formulação de estratégias que subsidiem as propostas de inovação em todos os níveis educacionais, bem como dialogar com as múltiplas possibilidades de pesquisas, aprofundando a compreensão sobre a complexidade dos saberes e fazeres possíveis da educação. Participe, sua contribuição certamente irá fortalecer nosso percurso de construção do conhecimento!

Acessar a conferência

Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica – SAEMEC

Breve descrição sobre o evento de maneira geral: Com o intuito de mostrar a atuação dos engenheiros e profissionais afins em projetos de Inovação e Tecnologia, o evento mobiliza todos os acadêmicos para exporem seus trabalhos, projetos e pesquisas e dessa forma, contribuir para o processo de consolidação do ensino/aprendizagem, bem como criar oportunidades para investimentos e desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias. Durante os cinco dias em que o evento é realizado são previstas as seguintes atividades: apresentação do curso de Engenharia Mecânica, palestras promovidas por docentes de diversas instituições do país e de profissionais de áreas relacionadas ao tema escolhido, representantes de empresas e associações, minicursos, sessões técnicas para apresentação dos principais
projetos acadêmicos, competição de pontes, mostras tecnológicas, visitas técnicas e outras atividades recreativas e de integração. A SAEMEC tem como principal objetivo a promoção da interação Universidade-Sociedade e Universidade-Indústria, visando proporcionar ao público contato com as novidades e tendências do país através de palestrantes e ministrantes de várias regiões. O evento também conta com espaço para a apresentação de projetos e trabalhos realizados pelos docentes e discentes do curso de Engenharia Mecânica/UFMT e também de outras IES. Para tanto, solicita-se parcerias, a fim de levar um pouco da SAEMEC à sociedade Rondonopolitana e região. Também faz parte do evento a tradicional Competição de Pontes, podendo ser de palitos de picolé, macarrão, dentre outras. Almeja-se ampliar a competição, convidando participantes de outras IES (Instituições do Ensino Superior), visando estreitar os laços da UFMT.

Acessar a conferência

Semana Acadêmica da FEF

A tradicional Semana Acadêmica da FEF está de volta! Em 2018/1, além das apresentações de trabalhos acadêmicos de Pesquisa, Extensão, Estágios e TCCs, serão oferecidas oficinas em diversas áreas de interesse acadêmico desenvolvidas por Professores da FEF/UFMT e convidados de outras Instituições de Ensino Superior.

Breve descrição sobre o evento de maneira geral: Realizados de forma integrada a VII Semana Acadêmica e XIX Seminário de Socialização de Práticas de Estágios são eventos proporcionados pela Faculdade de Educação Física com objetivo de qualificar, potencializar e divulgar a produção acadêmica da unidade junto aos estudantes, professores e técnicos dos Cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado e do Mestrado em Educação Física do campus de Cuiabá. O evento ocorrerá no período de 2 a 6 de julho de 2018 com palestras, oficinas, exposições de trabalhos nas modalidades de apresentações orais ou em forma de pôsteres.

Acessar a conferência

Semana Acadêmica de Sinop

A Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop, UFMT/CUS visa promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação da UFMT/CUS colocando em pauta pesquisa, extensão, ensino e inovação. Objetiva também elevar a valorização de estudantes e incentivá-los a divulgarem trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, além de estimular a adesão à atividade de investigação.

 

#### LINK PARA O EDITAL 2018 ####

http://eventosacademicos.ufmt.br/files/semanacademicasinop2018/EDITALSEMANAACAD%C3%8AMICA2018.docx

Acessar a conferência

Encontro de Jovens Pesquisadores do Centro Oeste e Norte do Brasil

Logo Jopeq

Encontro de Jovens Pesquisadoras e pesquisadores da Educação das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil – JOPEQ é um importante evento interinstitucional e um evento científico inovador ao propor o encontro, debates e divulgação das pesquisas realizadas em Educação e Ensino nas regiões Centro-oeste e Norte brasileiras. Ao congregar diversas instituições dessas regiões, o JOPEQ procura articular pesquisas realizadas na área da educação e do ensino e iniciar parcerias, elaboração e o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão em rede. O JOPEQ busca contribuir com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadoras/pesquisadores e entre acadêmicas/acadêmicos por meio de encontros em espaços nos quais será possível estabelecer relações interinstitucionais e trocas de conhecimento. Nesses espaços serão apresentadas as principais pesquisas locais e regionais, em educação e ensino de modo a contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação nas regiões e instituições que integram o JOPEQ. A partir de 2018, o JOPEQ avança em seus propósitos: além de trabalhos de mestrado e doutorado aceitará e selecionará trabalhos de Iniciação Científica de alunos bolsistas de instituições e agências de fomento à pesquisa. A participações nos workshops de investigação do JOPEQ destina-se a jovens pesquisadoras/pesquisadores da Educação cujas pesquisas, dissertações, teses e trabalhos de Iniciação Científica estejam em andamento ou tenham sido concluídas nos últimos cinco anos.

Acessar a conferência

I Research Day

O RESEARCH DAY  da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT destina-se a estimular a pesquisa e a comunicação  cientifica na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contabeis  e Turismo (ACT), abordando temas contemporâneos para gestão  de organizações e tem como propósito o aprimoramento teórico-metodológico de pesquisa na área das ciências sociais e aplicas  e administração.

Acessar a conferência

Jornada Regional de Saúde Mental Teles Pires

Projeto de extensão, realizado em parceria da Universidade Federal de Mato Grosso no Campus Universitário de Sinop - (UFMT - CUS), o Instituto de Ciências da Saúde (ICS)  através do "Programa de Extensão Miscelânea: Saúde e Cidadania" parceria entre a UFMT (PRAE e PROCEV), UNIC e UNEMAT.
A Jornada tem o intuito de fortalecer os laços de intersecção entre o ensino, pesquisa e a assistência em Saúde Mental na Regional Teles Pires, através da união entre profissionais da saúde da Rede, docentes, discentes e todos que tenham interesse nas temáticas da Saúde Mental, para discutir em mesas, palestras e mostra científica de trabalhos.

Acessar a conferência

Mostra da Pós-Graduação

ISSN: 2359 - 4985

A Mostra de Pós-Graduação é um evento anual organizado pela PROPG e os Programas de Pós-graduação da UFMT, para divulgação dos projetos e resultados de pesquisa de nossos alunos de todos os campi da UFMT. O objetivo do evento é promover, divulgar e estimular a integração acadêmica entre discentes e docentes, pesquisadores dos Programas de Pós-graduação, para propiciar condições de compartilhamento de conhecimentos e experiências entre diferentes áreas.

Acessar a conferência

XX Semana de Letras - Tempo, Memória e Identidade

A Semana de Letras é evento anual promovido pelo Departamento de Letras e coordenado por uma Comissão designada em reunião de Colegiado de Departamento. O objetivo fundamental da Semana é oferecer aos interessados, alnos do curso de Letras e cursos afins, assim como à comunidade externa ao Câmpus Universitário, palestras, workshops, mesas-redondas cujos temas estejam estritamente relacionados às áreas de Línguas Portuguesa e Inglesa, Linguística e Literaturas da Língua Portuguesa e Inglesa.

Desse modo, o evento pretende proporcionar aos participantes, discentes e doscentes, momentos de reflexão, crítica e aprendizado sobre assuntos referentes às áreas apontadas.

Neste ano, a programação do evento contemplará o tema "Tempo, memória e Identidade" cujas atividades foram pensadas para fomentarmos uma discussão sobre o nosso próprio percurso, regatando experiências, professores, alunos e transformações que fizeram parte da trajetória do curso de letras nestes vinte anos.

Além disso, propomos rever, sempre que possível, os pressupostos teóricos de seu centro difusor: tempo, identidade e memória em suas relações com a literatura, a história, a filosofia, a língua e a formação de professores.

Acessar a conferência

SEMINÁRIO DO NIEVCi - IX Seminário Política de Segurança Pública e Direitos Humanos: violência e sistema penitenciário

O evento tem como objetivo refletir sobre a Violência e o Sistema Penitenciário no Mato Grosso. Para tanto temas como organizações criminosas e crimes nos presídios, condições de cumprimento das penas, presidio feminino, ressocialização, educação e trabalho, são temas que estarão contemplados nas mesas redondas e nos grupos de trabalho, sendo assim debatidos a fim de construir um amplo panorama destas questões e suas interações seja no Estado do Mato Grosso como também em âmbito nacional.

 

O evento será realizado em três dias contando com: conferências de abertura e encerramento, grupos de trabalhos temáticos e mesas-redondas, além de contar com a participação de três convidados renomados na área de Políticas de Segurança Pública, assim como gestores do sistema prisional e profissionais de Segurança Pública que representam o Estado de Mato Grosso nesta temática.

AVISOS: INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PRORROGADA ATÉ: 14/10/17

Acessar a conferência

Mostra de Extensão

A MOSTRA DE EXTENSÃO organizada pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, por meio da Coordenação de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, tem o objetivo de apresentar as ações de extensão realizadas na universidade pelos servidores docentes, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação que desenvolvem projetos e programas de extensão.

Acessar a conferência

ENECOMAT

O ENECOMAT é promovido anualmente pela Faculdadede Economia da UFMT com o objetivo de discutir  temas relevantes para a economia nacional  e mato-grossense, estimulando o debate entre  professores, alunos, membros do governo, entre outros.

Acessar a conferência

Fórum Permanente de Saúde em Mato Grosso

Concebido como um espaço democrático para a articulação interinstitucional, o FÓRUM PERMANENTE DE SAÚDE em Mato Grosso foi constituído a partir da Comissão Organizadora Provisória, composta por membros do Conselho Estadual de Saúde - CES, representantes das faculdades e institutos de saúde, técnicos e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, além de outras instituições relacionadas ao setor da saúde. Constituída a comissão, buscou-se elencar os objetivos e a organização incial do I ENCONTRO do FÓRUM PERMANETE EM SAÚDE, que tem como propósito estimular a participação social e promover o debate sobre a produção e acompanhamento de políticas públicas de saúde em Mato Grosso. Para realizar a inscrição na conferência primeiro deverá ser feito o cadastro no site principal dos eventos acadêmicos da UFMT, assim que estiver cadastrado e logado, a inscrição poderá ser realizada.

Acessar a conferência

III COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática

O Colóquio de Ciências Naturais e Matemática (COCIN) trata-se de um evento de divulgação científica com periodicidade bianual organizado pelo Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Organizado por temática de interesse da comunidade científica, este ano de 2017 o evento irá ocorrer no período de 07 a 10 de novembro, em sua terceira edição, traz o título: 'III Colóquio de Ciências Naturais e Matemática: Aproximação universidade-escola destacando boas práticas na Educação Básica'. Objetivando assim oferecer um espaço de socialização e divulgação de pesquisas com foco na aproximação universidade-escola, visando destacar o potencial de boas práticas educativas para a melhoria da oferta de ensino público de qualidade.

O Colóquio oferece também um espaço que contribui com a formação inicial e continuada de graduandos e professores da Educação Básica, através de palestras, mesas redondas, comunicações científicas, apresentações de banner, oficinas temáticas, exposições de projetos entre outras atividades.

Acessar a conferência

I Congresso sobre Obesidade, Doenças Metabólicas e Exercício Físico

O interesse central do evento é debater, com base no conhecimento científico, a obesidade, seus fatores desencadeantes, seus desfechos cardiovasculares, e as formas de prevenção e de tratamento não farmacológico (exercício físico e alimentação), efeitos agudos e crônicos do exercício físico, bem como, debater as possibilidades para a aderência da população ao estilo de vida ativo e ao exercício físico.

A realização de um evento desse porte, com a participação de convidados nacionais e internacionais com reconhecimento científico na área, oportuniza a capacitação de discentes de graduação e pós-graduação da área de saúde como um todo, incluindo os profissionais da Educação Física e a grande área da Ciências da Saúde (Nutrição, Fisioterapia, Medicina).

Acessar a conferência

I CONGRESSO NACIONAL PARA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Fronteiras do Patrimônio: Preservação como fortalecimento das identidades e da Democracia

O Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP) constitui uma organização privada e sem fins lucrativos que visa a solidariedade e a cooperação internacional para proteção, conservação, restauração, gestão e promoção do Patrimônio Cultural; assim como incentiva estudos, pesquisas e o intercâmbio de informações para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Mundial. O CICOP é constituído pela Federação Internacional dos Centros CICOP de Europa e América, sediada na cidade de San Cristobal de La Laguna, Tenerife, Espanha. O Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado é realizado a cada dois anos, sendo promovido pelo Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP) com sede num dos países associados, tendo como tema geral questões pertinentes ao estudo e a salvaguarda do patrimônio cultural e imaterial. Para sua organização, conta com a cooperação de instituições públicas ou privadas. Desde 1992, 11 (onze) congressos foram realizados: Tenerife, Espanha (1992); Mar del Plata, Argentina (1994); Granada, Espanha (1996), La Habana, Cuba (1998); Florença, Itália (2000); San Bernardino, Paraguai (2002); Yaiza, Espanha (2004); Buenos Aires e Salta, Argentina (2006); Sevilha, Espanha (2008); Santiago, Chile (2010); Cascais, Portugal (2012); Bauru, Brasil (2014). O último foi realizado na cidade de Tetuan, Marrocos, em 2016, e o próximo está marcado para a cidade de Matera, Itália, a ser realizado em 2018.

Acessar a conferência

Encontro de Engenharia e Edificações e Ambiental

Evento anual promovido pelo programa de pós-graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental - PPgEEA, vinculado a Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia - FAET, da Universidade Federal de Mato Grosso. Seu objetivo é de congregar e promover troca de experiência no campo científico e tecnológico entre profissionais, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação nas diversas temáticas da Engenharia de Edificações e Ambiental.

Acessar a conferência

Congresso da Faculdade de Medicina da UFMT

Retomando a tradição do Centro Acadêmico XVIII de Abril em parceria com as ligas acadêmicas de reazliar o Congresso da Faculdade de Medicina, o congresso busca complementação acadêmica, atualização profissional e oferecer
espaço para uma rica troca de experiências. Para complementar, com o crescimento e amadurecimento das ligas acadêmicas, surgiu a ideia de realizar também um encontro de ligas do estado de Mato Grosso com o intuito de auxiliá-las em dua formação na busca pelo tripé ensino, pesquisa extensão.

Acessar a conferência

Semana Acadêmica

 

A VII Semana Acadêmica, o VIII Seminário Integrador PIBID e o VI Seminário Tutoria da UFMT são eventos integrados, organizados pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação, e visam a participação de docentes e discentes dos Programas Monitoria, PIBID, Tutoria, PET e Estágios da UFMT e comunidade externa. Com objetivo de qualificar e divulgar as ações e resultados dos trabalhos realizados pelos programas nos câmpus de Cuiabá e de Várzea Grande, com foco no apoio a construção da educação com qualidade e a promoção de maior envolvimento dos estudantes de graduação. O evento ocorrerá nos dias 21 a 23 de setembro de 2016. As palestras serão realizadas no período matutino no auditório do Instituto de Computação – IC, em paralelo a Mostra “Ciência alimentando o Brasil”, e as Comunicações Orais no período vespertino.

 

Acessar a conferência

CONPEDUC - Congresso de Pesquisa em Educação 2017

O CONPEduc é o Congresso de Pesquisas em Educação realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT, Câmpus Universitário de Rondonópolis, desde 2010 e que a cada ano tem aumentado a sua abrangência, tanto em número de inscritos quanto na amplitude de seu alcance. Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação de Mato Grosso e de outros Estados, principalmente da região Centro-Oeste, têm participado para divulgar seus trabalhos, debater sobre a produção de conhecimento no campo educacional e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a educação. O CONPEDuc 2017 tem como tema “Política e Educação: desafios contemporâneos”.  Nesse sentido, busca problematizar as diversas temáticas envolvidas na questão da política nacional e o seu impacto na agenda política e educacional brasileira, de modo que temáticas referentes a política de avaliação, democracia e gestão educacional, política de alfabetização, direitos humanos e a relação de gênero e educação serão debatidas no evento. Seu propósito é constituir-se como espaço para reunir professores da Educação Básica e Superior, pesquisadores experientes, pós-graduandos e acadêmicos de cursos de licenciatura, bem como a comunidade em geral, em torno dessa temática, tendo em vista debater e compreender a reconfiguração das políticas públicas educacionais no atual cenário político brasileiro.

Seja bem vindo ao CONPEDUC 2017.

Acessar a conferência

CONASUM - Congresso de Administração do Sul de Mato Grosso

O CONASUM - Congresso de Administração do Sul de Mato Grosso - é promovido, anualmente, pelo curso de administração da UFMT Campus Rondonópolis.

O Congresso busca aproximar a teoria e a prática acerca dos diversos fenômenos organizacionais no sentido de despertar nos alunos áreas de interesses como futuros profissionais e, para aqueles que já estão no mercado de trabalho, uma forma de voltarem à academia.

Acessar a conferência

Seminário do ICHS - Humanidades em Contexto

O "Seminário do ICHS - Humanidades em Contexto: Desafios Contemporâneos”, pretende prosseguir com os seminários que o ICHS vem realizando desde a sua criação, em 1992, além de manter uma política de interdisciplinaridade no diálogo entre as diferentes áreas das ciências humanas e sociais. Temas como movimentos sociais, reformas do Estado, multiculturalismo, globalização, mundo do trabalho, violência, gênero, políticas sociais, etnicidade, minorias políticas sociais, entre outros, configuram-se como questões centrais e norteadoras do debate contemporâneo travado pelas ciências humanas e sociais, e é o debate interdisciplinar sobre estes temas que, de igual modo, norteia o presente seminário.

Acessar a conferência