Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Submissões de resumos

INFÂNCIAS DA TERRA: EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS COMO SUJEITOS DO RURAL
Andressa Lima da Silva, Silvana de Fátima dos Santos, Josemir Almeida Barros
IMBRICAÇÕES ENTRE MEDIAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EVASÃO: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES
Magali Aparecida Mendes de Queiroz, Vania Maria de Oliveira Vieira
O ASSOALHO DA ESCOLA AINDA “ECOA”: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA
Helen Arantes Martins, Alceu Zoia Zoia
UNIDADES DE MEDIDA CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS DE COMPRIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO CAMPO
Virlene Maria Elias Borges de Faria, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
PRETOS E PARDOS LETRADOS NA CIDADE DE CUIABÁ NOS OITOCENTOS: “AO CORRER DA PENNA”
Paulo Sergio Dutra
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO RONDONIENSE: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNAIC
Juliana Cândido Matias, Josemir Almeida Barros
A FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO RURAL EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980: ALGUNS ACHADOS...
Roger dos Santos Lima, Josemir Almeida Barros
Tecnologia nos espaços da creche: Ações pedagógicas promotoras do desenvolvimento Infantil
Ana Flávia Moreira Camargo, Juracy Machado Pacífico
ENFRENTAMENTO À PROCEDIMENTO INVASIVO COM CRIANÇA: PROPOSTA DE JOGO “HOSPITAL MIRIM”
Kamilla Furtado Regatieri, Tatiane Lebre Dias
HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO
Rudião Rafael Wisniewshi, Jorge Alberto Lago Fonseca
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EJA: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS EM HUMAiTÁ-AM
Valmir Flores Pinto
CONSELHOS DE GRAMSCI PARA UMA JOVEM PESQUISADORA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Nádia Cuiabano Kunze
ARGUMENTOS HISTÓRICOS E A QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS POLÍTICOS EM DETRIMENTO DOS PRESSUPOSTOS LEGAIS.
Romilson Brito de Azevedo, Valmir Pinto Flores
OS MODOS DE LER EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO VELHO
Marcia Machado de Lima, Rose Jane Caldeira
O jogo do quadrado de equações: Metodologia auxiliar no ensino de equações do primeiro grau em turmas do 9º ano
Éverton Feitosa dos Santos, Marcia Machado de Lima
ATAS DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE CASO
Letícia José Alves, Willian Douglas Guilherme
INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS INDÍGENAS NAMBIQUARA: UMA REFLEXÃO SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI 11.645/08
Luciana Martinez, Marli Auxiliadora Almeida
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM PROCESSO VIA EIXO TEMÁTICO NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES FORMADORES
Maria Emilia de Castro Rodrigues, Cláudia Borges Costa
MEMÓRIAS SOBRE O RECRUTAMENTO DE PROFESSORAS RURAIS PIONEIRAS DO SUL DE RONDÔNIA NO SEGUNDO QUARTEL DO SÉCULO XX
Marcia Jovani de Oliveira Nunes, Josemir Almeida Barros
BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins, Nilce Vieira Campos Ferreira
ENTRE LETRAS:PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE O CONCEITO DE LEITURA DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA), UM ESTUDO DE CASO NO SEGUNDO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE
marinete Campos Barros, epaminondas matos magalhães
NOVIDADES À VISTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM JI-PARANÁ-RO
Helen Maciel da Silva, Juracy Machado Pacífico
A LEITURA E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO
Kelsse Nathanielly Boffulin, Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta
EDUCAÇÃO E TRABALHO: MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (2008 a 2018)
Silvia Maria dos Santos Stering, Nilce Vieira Campos Ferreira
POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO
Bruna Lovato Monteiro, Jane Teresinha Domingues Cotrin
PROCURANDO RESPOSTAS PARA ALGUMAS INDAGAÇÕES: POR QUE OS ESTUDANTES INDÍGENAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EaD TÊM DIFICULDADE PARA ACOMPANHAR OS OUTROS ESTUDANTES?
Maria Moura Lima, Maria Aparecida Rezende
O protagonismo Feminino na educação na cidade de Rosário Oeste – Uma análise e os reflexos do Ensino nos anos de 1950 a 1970.
Ivoneides Maria Amaral, Silvia Maria Stering
Leitura e Interpretação: binômios indissociáveis no ensino da matemática
Erotildes Pereira Leite, Epaminondas Matos Magalhães
O Projeto Logos II: a formação de professores no estado do Mato Grosso nos anos de 1980 a 1993.
Rosemary da Luz, Nilce Vieira Campos Ferreira
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS EM MATO GROSSO (1937-1947)
Marilu Marqueto Rodrigues, Nilce Vieira Campos Ferreira
CINEMA, MEMÓRIAS E NARRATIVAS PELO OLHAR DA CRIANÇA DE BAIRROS PERIFÉRICOS
Ana Cristina Vieira, Marlene Gonçalves
HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: O “FENÔMENO” DO PROGRESSO AGRÁRIO, SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS – MT (1979-1984)
Alex Carbonel Pereira, Marion Machado da Cunha
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT
Jefferson Bento de Moura
Reflexões sobre um processo formativo em Educação Ambiental
Jakeline Modesta Almeida Fachin, Regina Aparecida da Silva
LEITURAS EM DIÁLOGOS: A FORMAÇAO DE LEITORES, O EMPODERAMENTO E AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS
Renalto Ferreira Bina, Epaminondas de Matos Magalhães
FORMAÇÃO LITERÁRIA EM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO: ENTRE LIVROS, LEITURAS E HISTÓRIAS
Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira, Rosemar Eurico Coenga
PERCEPÇÕES SOBRE MUDANÇAS EM EXPRESSÕES CULTURAIS EM COMUNIDADES DO CERRADO DO PANTANAL EM POCONÉ-MT PROVOCADAS POR MUDANÇAS AMBIENTAIS
Sr. Rafael Martine, Regina Aparecida da Silva
TABLETS NA ESCOLA: ESTUDO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini
EDUCAÇÃO E FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DO PL 6.583/2013, O ESTATUTO DA FAMÍLIA
Brendhon Andrade Oliveira, Bruna Andrade Irineu
Mineração: Brasil colônia, Mato Grosso e Rio Branco numa perspectiva interdisciplinar
Zilma Martins de Moura, Carlos Edinei de Oliveira
EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO IFG-CÂMPUS INHUMAS: TRAJETÓRIAS LABORAIS E FORMATIVAS DOS EDUCANDOS DO PROEJA
Heliane BRAGA Coelho, Maria Emília de Castro Rodrigues
TESTE CLOZE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Renata Francisca Ferreira Lopes, Tatiane Lebre Dias
GRUPO ESCOLAR CORONEL JOSÉ TEOFILO CARNEIRO/UBERLÂNDIA/MG: CURRÍCULO, RECURSOS DE ENSINO E LEITURAS.
Geovanna de Lourdes Alves Ramos
FECHAMENTO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM RONDÔNIA: O PALCO POLÍTICO E AS DETERMINAÇÕES ECONÔMICAS EM CENA
Silvana de Fátima dos Santos, Josemir Almeida Barros
O HAITI EM CUIABÁ: DISCURSOS IDENTITÁRIOS HÍBRIDOS
Willian Cleyton Silva Correia, Lucy Ferreira Azevedo
AS IDENTIDADES DOS SUJEITOS LEITORES DA EJA: CLARICE LISPECTOR E A VOZ DOS NEOLEITORES
Antonia Lucia de Queiroz Tenório, Rosemar Eurico Coenga
ENSINO DA NARRATIVA HISTÓRICA SOBRE A FUNDAÇÃO, POVOAMENTO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SALTO DO CÉU (1960-2010).
Elba Mesquita de Souza, João Ivo Puhl
MEMÓRIA DE JOVENS/MULHERES QUE DESISTIRAM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Enerci Candido Gomes, Maria das Graças Campos
EM BUSCA DE NOVAS PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
André Luís Monteiro Ferreira Lopes, Maria do Socorro de Sousa Araújo
A IMPORTÂNCIA DO ETNOCONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUILOMBOLAS: REFLEXÃO A PARTIR DO OLHAR DE DOCENTES DA ESCOLA ESTADUAL TEREZA CONCEIÇÃO ARRUDA/ MATA-CAVALO/MT
Gonçalina Eva Almeida de Santana, Suely Dulce de Castilho
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA AULA DE BIOLOGIA
Monica Erika Pardin Steinert, Edna Lopes Hardoim
CONTRIBUIÇÕES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA/NÃO PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS DO PROEJA DO IFMT CAMPUS VÁRZEA GRANDE
Carminha Aparecida Visquetti, Maria Emilia de Castro Rodrigues
O ESTADO DA QUESTÃO PARA O TEMA CIÊNCIA E RELIGIÃO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Ana Paula Albonette de Nobrega, Elane Chaveiro Soares
A ARTE NO CONTEXTO MULTICULTURAL DE ESTUDANTES COM VULNERABILIDADE SOCIOCULTURAL DE GUAJARÁ MIRIM.
Carlos Alberto Bosquê Junior, Josemir Almeida Barros
CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL E A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NAS ESCOLAS NORMAIS REGIONAIS DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE DO BRASIL (1940- 1961)
Cleicinéia Oliveira De Souza, Nilce Vieira Campos Ferreira
A INTERRELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ARQUITETURA: CAMINHOS DO PATRIMÔNIO – UMA QUESTÃO POLÍTICA.
Priscila Waldow, Jaqueline Aparecida Martins Zarbatto
ENTRE COSER E BORDAR: ESCOLA DOMÉSTICA MARIA AUXILIADORA (1951 - 1968)
Jane Cassia Barbosa, Nilce Vieira Campos Ferreira
DEVIRES DE UMA “MÁ EDUCAÇÃO”: CONTEXTUALIZANDO HOMOSSEXUALIDADE, TRAVESTILIDADE E CONHECIMENTO ESCOLAR
Neil Franco
FORMAÇÃO EM ECONOMIA DOMÉSTICA EM CUIABÁ, MATO GROSSO, ENTRE OS ANOS DE 1889 A 1930: "O SILÊNCIO DAS FONTES"
Letícia Cristina de Oliveira, Nilce Vieira Campos Campos, Cleicinéia Oliveira de Souza
INSERÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS ESCOLARES: EDUCAÇÃO FEMININA MATO-GROSSENSE
Sandra Jung de Mattos, Nilce Vieira Campos Ferreira
Centro Memória Viva do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá: Documento e Memória
Nathalia Martins Luna, Nilce Vieira Campos Ferreira
ESCOLARIZAÇÃO DAS MULHERES EM MATO GROSSO
Thais Priscila Marques, Nilce Vieira Campos Ferreira, Cleicinéia Oliveira de Souza
CAOS E CRONOS A INVENÇÃO DA (DES) IGUALDADE.
Qelli Viviane Dias Rocha
OS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL ENTRE 1900 A 1932: CONTRAPONTOS E REPERCUSSÕES NO PENSAMENTO EDUCACIONAL
Reinouds Lima Silva, Erlando da Silva Rêses
UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO NA CONFECÇÃO DO TAPETE DE TEAR DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL QUILOMBOLA DE MATA CAVALO
Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva, Suely Dulce de Castilho
PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO E (RE)SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES EM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE
Wender Faleiro, Fabiano Elias Nunes
CONCEPÇÕES DE “INTERDISCIPLINARIDADE” DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO RURAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO - BRASIL
Wender Faleiro, Renato Pereira de Moraes


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .