Submissões gerais
A LEI 11.645/2008 (HISTÓRIA E CULTURAS INDÍGENAS): POSSIBILIDADES PARA DECOLONIZAR A ESCOLA? | |
Armelinda Borges da Silva, Darci Secchi |
A FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR DE MATO GROSSO: A TEMÁTICA INDÍGENA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS | |
Benedito Lauro da Silva, Darci Secchi |
Diretrizes Nacionais Curriculares para educação quilombola: análise do Projeto Político Pedagógico da escola quilombola do Chumbo Poconé-Mt | |
Bruna Maria de Oliveira, Suely Dulce de Catilho |
O PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Carminha Aparecida Visquetti, Maria Emília de Castro Rodrigues |
A FORMAÇÃO DAS MOÇAS NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CALVÁRIO VALE DO GUAPORÉ | |
Cleicinéia Oliveira De Souza, Nilce Vieira Campos Ferreira |
RACISMO NO COTIDIANO ESCOLAR: PROBABILIDADES DE PESQUISA-AÇÃO E INTERVENÇÃO DOCENTE | |
Daniela Aragão Silva, Josélia Gomes Neves |
SUFRÁGIO UNIVERSAL NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO | |
Elba Mesquita de Souza, Carlos Edinei Oliveira, Regiane Cristina Custódio |
RENDIMENTO ESCOLAR: CRIANÇA, ALFABETIZAÇÃO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS | |
Eliete Gonçalina dos Santos Costa, Candida Soares da Costa |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: UMA POSSIBILIDADE ANALÍTICA A PARTIR DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO | |
Elizandra de Siqueira |
ESTUDO DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE HISTÓRIA | |
Evandro Rodrigues, Carlos Edinei de Oliveira |
GOVERNOS MILITARES: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - PNLD | |
Evany Costa dos Santos, Regiane Cristina Custódio |
EDUCAÇÃO FEMININA NO CURSO NORMAL RURAL DO INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA EM PORTO VELHO (1937–1946) | |
Fernanda Batista do Prado, Nilce Vieira Campos Ferreira |
CARACTERÍSTICA HISTÓRICA DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA VÃO GRANDE | |
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho, Suely Dulce de Castilho |
PERCURSO DO FÓRUM DE EJA MATO GROSSO: ALGUNS CAMINHOS DE LUTAS E CONQUISTAS | |
Jefferson Bento de Moura, Márcia dos Santos Ferreira |
MEMÓRIAS DOS ANCIÃOS E ANCIÃ DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL : A LENDA “O LOBISOMEM” | |
Jocimar Jesus de Campos, Suely Dulce de Castilho |
A EDUCAÇÃO RURAL EM MINAS GERAIS, O PROFESSOR E A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA (1899 - 1924). | |
Josemir Almeida Barros |
O PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA : UM ESTUDO DE CASO COM ALUNO SURDO DO EJA | |
Karem Adriana Lucas, José Tarcísio Grunennvaldt, Tatiane Lebre Dias |
A GUERRA DO PARAGUAI: ENFOQUES E ANÁLISES NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Leila de Souza, Maria do Socorro Sousa Araújo |
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA NOSSA SENHORA APARECIDA DO CHUMBO/POCONÉ/MT | |
Luciano da Silva Perreira, Suely Dulce de Castilho |
CONTEXTO DO PÓS-ABOLIÇÃO E AS PRINCIPAIS IDEOLOGIAS RACIAIS VIGENTES NO SÉCULOS XIX E XX | |
Luzinete Santos da Silva, Marcelo Fronza |
O AGRONEGÓCIO NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
Márcia Cristina Verdego Gonçalves, Irenilda Ângela dos Santos |
O CENTRO DE EDUCACÃO DE JOVENS E ADULTOS ANTÔNIO CASAGRANDE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DO EJA E OS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS | |
Marcos Serafim Duarte, Regiane Cristina Custódio |
PERCEPÇÕES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E INDÍGENA NA ESCOLA ESTADUAL ONZE DE MARÇO – CEOM | |
Maria Solange Sá Leite, Carlos Edinei Oliveira |
O FILME “A DIALÉTICA DO AMOR” E A AUTOAFIRMAÇÃO NO PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO | |
Mory Marcia de Oliveira Lobo, Celso Luiz Prudente |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCOLA INDUSTRIAL DE CUIABÁ (EIC) | |
Nádia Cuiabano kunze, Carmen Sylvia Vidigal Moraes |
O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO E A PROFISSÃO DOCENTE | |
Neil Franco |
A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E CULTURA HISTÓRICA: INTERSUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA | |
Rafael Reinaldo Freitas, Marcelo Fronza |
A ORALIDADE NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS EM TANGARÁ DA SERRA – MT (1965-1984) | |
Regiane Cristina Custódio |
MEMÓRIAS DAS PIONEIRAS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO EM 1972 | |
Rillyenne Kathy de Souza |
O GESTOR E OS OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA | |
Rosemary da Luz, Regina Aparecida Versoza Simião |
A CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO-PNLD 2012 | |
Rylton Marcus Alves Sodré, Jaqueline Aparecida Martins Zarbatto |
INSTRUÇÃO PÚBLICA EM MATO GROSSO: OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA ENTRE OS ANOS DE 1889 A 1910 | |
Sandra Jung de Mattos, Nilce Vieira Campos Ferreira |
LA ORGANIZACÍON LEY ORGÁNICA DE INSTRUCCIÓN PÚBLICA DE 1903 Y LA FORMACIÓN DE FUTURAS MAESTRAS | |
Yésica Paola Montes Geles, Nilce Vieira Campos Ferreira |

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
.gif)