Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Encontro de Jovens Pesquisadores do Centro-Oeste e Norte do Brasil e da América Latina

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PESQUISA-AÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO RURAL
Marcia Jovani de Oliveira Nunes, Josemir Almeida Barros

Última alteração: 01-09-19

Resumo


A presente pesquisa por um lado teve como objetivo apresentar e analisar alguns aspectos conceituais sobre a pesquisa-ação e suas vinculações com a educação rural no município de Colorado do Oeste, Estado de Rondônia, Região Norte do Brasil. Por outro lado, objetivou identificar se as atuais políticas públicas para formação e qualificação do magistério rural se relacionavam com as especificidades do rural, com a emancipação e resistência do campo. O eixo fundante da pesquisa-ação foi elaborar de forma coletiva, com os professores da educação rural de Colorado do Oeste, uma proposta de formação continuada a partir das percepções e problemas destacados pelos mesmos que pudesse atender as especificidades do espaço e da escola rural. Em termos metodológicos recorremos à pesquisa bibliográfica, entrevistas entre outros. A investigação dedicou-se à conversação e convivência com os professores das escolas rurais contemporâneas para compreender junto com eles a origem dos problemas, bem como as possibilidades de soluções. Foi possível perceber que a Pesquisa-ação como metodologia permitiu o envolvimento e a participação da comunidade escolar rural por meio de diálogos e discussões sobre os problemas que experimentam em sua realidade. A Pesquisa ajudou a comunidade escolar a pensar em questões que antes não eram objeto de preocupação.

Palavras chave: Pesquisa-ação. Educação Rural. Pesquisa em Educação. História da Educação.

 

[1] Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia - (PPGEE/Prof./UNIR). Mestra em Educação pela (PPGEE/Prof./UNIR). Possui Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura (2012); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Colorado do Oeste (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins (2012); Técnica em agropecuária formada pela Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (1997). Supervisora Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRO Campus Colorado do Oeste - RO. É pesquisadora na área da Educação, na linha da História e Historiografia da Educação, com ênfase na formação de professores, práticas pedagógicas, Educação Rural, professores leigos, migração e colonização de Rondônia. Integra o grupo de pesquisa Ciência de Alimentos na área de projetos integradores no ensino técnico e tecnológico no IFRO Campus Colorado do Oeste e o grupo EDUCA - Grupo de pesquisa multidisciplinar em educação e infância, do(a) Universidade Federal de Rondônia. E-mail: marcia.nunes@ifro.edu.br

[2] Professor, Pesquisador e Extensionista do Departamento de Ciências da Educação (DECED). Integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/Prof.) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE/MEDUC), ambos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho (PVH). Pós-Doutorado, Doutor e Mestre em Educação, Historiador e Pedagogo. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA) da UNIR, do Grupo de Pesquisa em História do Ensino Rural (GPHER) da UFU e do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG) da UFMT. Vice Coordenador da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina - RECONAL-Edu. Desenvolve pesquisas e estudos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERO sobre História e Historiografia da Educação com ênfase na escola rural, instituições escolares, políticas públicas, infâncias, entre outros. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2687-6575. E-mail: josemirbh@gmail.com

 

 




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