Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
: Política de Formação Profissional: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Mato Grosso
Gleyson Cezar Leme da Silva

Última alteração: 18-10-17

Resumo


Na última década o Governo Federal implementou algumas políticas públicas educacionais provocando um aumento significativo nos investimentos na Educação Profissional no Brasil, culminando também na criação, em 2011, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Este programa, que proporcionou um salto quantitativo no que tange a oferta de cursos profissionalizantes no país, ganhou grande destaque em cenário nacional, instigando também os pesquisadores ao desenvolvimento de pesquisas sobre esse tema. Desta forma, essa pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo principal a investigação dos pressupostos teórico-metodológicos da criação deste programa, e como se deu o seu desenvolvimento no estado de Mato Grosso. Para tanto, realiza-se uma discussão sobre o trabalho, a educação e a globalização, assim como uma análise das leis que tratam deste programa, utilizando-se como instrumento de pesquisa a análise documental numa perspectiva materialista histórica-dialética. Por fim, realiza-se uma análise de como se deu a implementação do PRONATEC no estado de Mato Grosso, pretendendo-se com esta pesquisa, contribuir para o debate sobre as questões que envolvem o desenvolvimento de projetos e de políticas públicas educacionais, sobretudo no âmbito da educação profissional.