Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: Estudo de Caso do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Ana Sophia Haagsma Simm, Irene Cristine de Mello, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Última alteração: 28-09-17

Resumo


O presente trabalho se insere na pesquisa de mestrado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, sob orientação da professora Drª Irene Cristine de Mello e co-orientação do professor Dr. Marcel Thiago Damasceno Ribeiro. O trabalho tem como finalidade a apresentação parcial do projeto de pesquisa em desenvolvimento, ainda em seu primeiro ano, exibindo o problema de pesquisa, objetivo e metodologia sobre a temática norteadora da pesquisa: internacionalização da Educação Superior no Brasil. Com base na intensificação da internacionalização da Educação Superior no Brasil, verifica-se a importância de relatar e analisar  o movimento e as relações acadêmicas dos estudantes no âmbito da internacionalização da Educação durante o período de realização da Pós-Graduação, visando cooperação e parcerias para geração de produtos acadêmicos, e artigos científicos. Diante do exposto, busca-se investigar a relação dos estudantes (egressos do curso da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC Programa em associação de IES (UFMT/UFPA e UEA) em REDE da Amazônia Legal) às atividades relacionadas e características da internacionalização da Educação. O principal problema que permeia esta investigação é entender: Como se expressa o movimento de parcerias mediante publicações, cooperações entre o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, e as relações acadêmicas dos seus estudantes durante o período de realização do doutorado, sobre a ótica da internacionalização da Educação superior? Como objetivo pretende-se investigar o movimento e as relações dos estudantes do programa REAMEC, mediante parcerias, publicações e cooperações durante a realização do doutorado no contexto da política de internacionalização da Educação Superior no Brasil. Considerando a natureza desta pesquisa – norteada pela questão levantada, os pressupostos da pesquisa qualitativa, e o estudo de caso possibilitam ao investigador a busca da explicação aprofundada e da compreensão de fenômenos sociais, como estes, objeto desta investigação. Os procedimentos utilizados para levantamento de dados serão análise dos currículos dos estudantes (Plataforma Lattes, Cnpq) sob orientação de um roteiro, análise documental das políticas institucionais voltadas para internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso e análise do plano pedagógico do programa REAMEC.

 

Palavras-chave: Internacionalização, Educação Superior, REAMEC