Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Contextualização da matemática: perspectivas de ação no primeiro ano do ensino médio
Leandro Henrique Ferreira, Gladys Denise Wielewski

Última alteração: 28-09-17

Resumo


O objetivo deste trabalho consiste em investigar que concepções de contextualização da matemática podem ser trabalhadas no conteúdo de função afim. Desse modo, a intenção da pesquisa é produzir dados que permitam encontrar diversas concepções de contextualização da matemática e investigar quais podem ser trabalhadas no conteúdo de função afim. Definimos como objetivos específicos: identificar concepções sobre contextualização presentes em documentos oficiais e em pesquisas na área de Educação Matemática; investigar a utilização de concepções sobre contextualização da matemática no ensino de função afim; elaborar uma sequência didática envolvendo função afim abarcando diferentes concepções de contextualização; desenvolver a sequência didática com um grupo de alunos do primeiro ano do ensino médio; analisar os resultados obtidos com a sequência didática. A problemática que nos propomos a responder é: que concepções de contextualização da matemática podem ser trabalhadas no conteúdo de função afim? Buscaremos expor as concepções de contextualização encontradas nos documentos oficias como as diretrizes, os parâmetros e as orientações curriculares nacionais para o ensino médio, assim como a lei de diretrizes e bases da educação brasileira e ainda abordagens sobre o tema da contextualização realizadas por pesquisadores como D’AMBRÓSIO (1996), TOMAZ; DAVID (2008). A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa, em que buscaremos desenvolver uma sequência didática com um grupo de alunos do primeiro ano do ensino médio, no IFMT campus Campo Novo do Parecis, na cidade de Campo Novo do Parecis – MT. Como instrumentos de produção de dados serão utilizadas revisão bibliográfica, pré-testes e pós-testes, caderno de campo e observação participante. Por se tratar de um projeto de pesquisa inicial, ainda não temos dados parciais.