Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O trabalho colaborativo entre professores de língua inglesa
Juliana Maria Pio

Última alteração: 19-09-19

Resumo


A presente pesquisa de cunho qualitativo está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. O processo de início ou ingresso a carreira docente é um momento complicado, o medo, a dúvida e a insegurança são grandes, e por esse motivo, o incentivo, a ajuda, a integração, a colaboração com os iniciantes é fundamental para melhorar o desenvolvimento profissional e a prática docente. O objetivo geral da pesquisa será acompanhar e colaborar com as dificuldades elencadas pelos professores de Língua Inglesa ingressos na carreira docente na rede estadual em Rondonópolis/MT, chamados no último concurso público, a fim de favorecer o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo formativo. Os objetivos específicos serão: levantar as necessidades formativas dos professores ingressantes na carreira, propiciar espaços de colaboração, visando trocas de experiências que favoreçam aprendizagens da docência e socialização do processo vivido por cada participante, com a proposta do trabalho colaborativo. A pesquisa assume como metodologia o Ateliê Biográfico de Projeto, e para coleta de dados nos apoiaremos nas narrativas dos professores da disciplina de Língua Inglesa e nos diários de campo, onde serão feitos registros para posterior consulta dos dados obtidos. As narrativas são importantes para o contexto formativo, uma vez que permite ao participante a busca pela compreensão de sua própria prática pedagógica e de suas necessidades formativas. Para análise dos dados será utilizado a compreensão-interpretativa, sendo necessário considerar as histórias e as experiências contidas nas narrativas individuais e coletivas. Ao realizar a pesquisa, espera-se que através do trabalho colaborativo, os diversos participantes trabalhem em conjunto, com relativa igualdade e ajuda mútua, procurando atingir objetivos comuns, permitindo a todos os envolvidos um melhor desenvolvimento pessoal e profissional.


Palavras-chave


Formação de professores, Língua Inglesa, Trabalho Colaborativo.