Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O Proeja sob o Olhar do Estudante do IFMT Campus Rondonópolis
Viviane Cristina de Oliveira Duarte

Última alteração: 19-09-19

Resumo


Considerando os desafios e as especificidades que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) apresentam para a comunidade escolar, tais como os baixos índices de ingresso e a alta taxa de evasão, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a perspectiva dos estudantes nessa modalidade educacional, partindo-se do pressuposto de que os atores sociais implicados nos processos educacionais podem fornecer dados que nos auxiliem na compreensão desse cenário. O locus para a realização da pesquisa de campo será o Instituto Federal de Mato Grosso Câmpus Rondonópolis e os participantes serão os estudantes do curso Técnico em Administração na modalidade Proeja. Como aportes teórico-metodológicos será adotada a Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson (2002), bem como os estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos que nos trazem Paulo Freire e Miguel Arroyo. O procedimento de investigação, constituinte desse percurso metodológico, será a proposição de rodas de conversa com os estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do Proeja. Com esse viés metodológico e com aportes teóricos que tratam da temática, a pesquisa será sustentada, compreendendo a importância do processo reflexivo sobre as experiências e vivências dos sujeitos do Proeja do IFMT Câmpus Rondonópolis.


Palavras-chave


Proeja, IFMT, Estudantes