Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Sumarização e Sintetização: o uso de estratégias para o aprimoramento de habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Superior
Simony Cândida dos Santos

Última alteração: 19-09-19

Resumo


Título: Sumarização e Sintetização: o uso de estratégias para o aprimoramento de habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Superior

 

Simony Cândida dos Santos[1]

 

Resumo: O aprimoramento das habilidades de leitura e escrita influencia significativamente na capacidade do ser humano de pensar, fazer análises, críticas e de se posicionar com autonomia e autenticidade nos diversos contextos sociais dos quais é partícipe. A partir desta reflexão e guiados pelos últimos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Programa Internacional de Avaliação de Estudante (PISA) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o presente estudo lança um olhar para a atual situação em que se encontram as habilidades de compreensão leitora e de produção textual dos estudantes dos cursos de Biblioteconomia, Letras – Língua Portuguesa e Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis. Além disso, como objetivo principal, propõe apresentar o uso das estratégias de leitura de Sumarização e Sintetização como procedimentos que podem auxiliar esses alunos no processo de aquisição e ampliação de conhecimento durante a formação acadêmica. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Rondonópolis, inscrita na linha de Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea, cujas discussões se articulam ao grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE). Sob o contexto investigativo,  o processo de coleta e análise de dados foi subsidiado pelas perspectivas da metodologia da pesquisa-ação e estudo de caso. Para tanto, contemplou a participação dos estudantes em um projeto de oficinas de leitura e produção textual que contabilizou um total de 30 horas. Durante as aulas foram abordados os conceitos de estratégias de leitura e nos exercícios de aprendizagem foram aplicados, especificamente, os entendimentos e o emprego de Síntese e Sumarização nas perspectivas de estudiosas do tema como Harvey e Goudvis (2007) e Girotto e Souza (2010). Face ao que foi analisado até aqui, percebe-se que, embora a maioria dos estudantes universitários tenha afirmado possuir o hábito de ler semanalmente, parte deles não tem facilidade para escrever textos, assim como foi constatado pelos dados do ENADE. Esse aspecto relacionado à produção textual está interligado a diversos fatores, dentre eles a dificuldade para sistematizar suas ideias no processo de escrita e estruturar frases de acordo com as normas gramaticais. O resultado preliminar desta pesquisa confirmou a importância de se ensinar aos estudantes universitários as estratégias de Sumarização e Sintetização e de mostrar o quanto elas podem ser úteis no processo de construção da aprendizagem. Ademais, observou-se que explorar essa temática é um ato promissor, uma vez que desencadeia novas perspectivas acerca da formação acadêmica a partir do aperfeiçoamento das habilidades de ler e escrever textos de forma autônoma.

 

Palavras-chave: Estratégias de Leitura. Sumarização. Sintetização.


[1]1 Resumo de Simony Cândida dos Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis.


Palavras-chave


Estratégias de Leitura. Sumarização. Sintetização.