Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Uma análise das ideias e representações dos surdos acerca da educação inclusiva no documento Carta Aberta dos Doutores Surdos
Shirley Lopes Maidana de Oliveira

Última alteração: 19-09-19

Resumo


Este trabalho trata de uma análise das ideias e representações dos surdos e seus valores ideológicos acerca da educação presentes no documento Carta Aberta dos Doutores Surdos ao Ministro Mercadante, elaborado em 2012, por sete doutores surdos do Brasil. O objetivo de compreender os olhares dos doutores surdos sobre si e sobre a educação inclusiva se baseou nos conceitos de cultura, representação e ideologia, advindos dos Estudos Culturais e no conceito de dialogismo e ideologia de Bakhtin. As representações de sujeitos surdos por parte da maioria ouvinte contêm relações com ideias de deficiência e incapacidade, segundo o que se pode inferir do discurso dos doutores surdos sobre como são percebidos. Em contrapartida, no discurso, é perceptível a representação de si mesmos como pessoas conscientes de si, de sua diferença, de seus direitos, portanto sujeitos politizados. Quanto às ideias sobre a educação inclusiva e à educação que se quer, é notável a defesa por uma educação que os eduque de forma a permitir o desenvolvimento humano, conforme Adorno, baseado no respeito à sua língua e cultura, preferencialmente num espaço bilíngue em que seus pares sejam surdos e haja professores surdos. Sustentam, com base em pesquisas, que assim as crianças surdas crescem dominando a língua de sinais e a língua portuguesa, havendo uma metodologia própria de ensino para esta última, e constroem sua identidade baseada na diferença. Desta maneira a educação seria de fato inclusiva, no sentido de propiciar uma real inclusão na sociedade. Conclui-se que o documento Carta Aberta está repleto de discursos que revelam ideologias e representações acima citadas, que nos permite compreender as diferentes percepções, tanto dos ouvintes como dos surdos sobre si e dos surdos sobre a educação inclusiva. Este estudo levantou uma questão sobre a educação inclusiva que se pretende analisar ao longo da pesquisa de mestrado em Educação: a educação inclusiva pode ser considerada um dos pilares da formação destes surdos adultos, que detêm mecanismos políticos e são conscientes de si e do que querem?


Palavras-chave


Ideologia, Representação, Educação Inclusiva.