Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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A UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DO ATO DE LER ENQUANTO POSSIBILIDADE PARA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
CRISTIANE FREITAS PEREIRA DA SILVA

Última alteração: 19-09-19

Resumo


Este projeto de pesquisa está inserido na linha Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Câmpus Universitário de. Este estudo partiu das inquietações relacionadas à questão da produção do fracasso escolar na rede de educação pública estruturada em ciclos de formação humana. Anteriormente o fracasso escolar tomava corpo a partir dos elevados índices de repetência e evasão. No entanto, atualmente, ele tem também se manifestado na não aprendizagem dos conteúdos escolares daqueles que estão presentes na escola e seguem sendo promovidos de um ano ao outro de cada ciclo. Para além da contextualização da questão do fracasso escolar neste locus determinado, objetiva-se neste trabalho compreender se a utilização de estratégias no trabalho com de leitura  pode se constituir em um recurso metodológico para a superação de tal problemática. A coleta de dados se dará em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, mais precisamente com estudantes que, após no mínimo um quinquênio de vida escolar, já deveriam estar plenamente letrados, mas, contraditoriamente, ainda não dominam efetivamente as habilidades do ler e do escrever, tampouco demonstram autonomia para a realização das atividades propostas. Neste sentido, o trabalho com  estratégias de leitura poderá contribuir para o aprimoramento da compreensão leitora e, por conseguinte, na formação de  sujeitos autônomos e cidadãos críticos. Este trabalho fundamenta-se em autores como Charlot (2000), Patto (1993), Solé (1998), Kleiman (2000), Girotto e Souza (2010), Santos e Souza (2004), Cosson (2017), Souza e Girotto (2017),  entre outros que se destacam na discussão sobre leitura e fracasso escolar. A pesquisa será materializada em ambiente natural, ou seja, na fonte direta dos dados, para que cada uma das ações possam ser bem mais observadas, de forma contextualizada, contemplando as características inerentes à investigação qualitativa, adotando assim, uma metodologia de natureza qualitativa. Ela se caracteriza como pesquisa-ação, uma vez que se baseia em uma proposta pedagógica a ser desenvolvida pelo pesquisador na sala de aula em que atua como docente.

Palavras-chave


Fracasso Escolar, Leitura, Estratégias de Leitura