Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O professor iniciante no exercício da coordenação pedagógica no município de Rondonópolis-MT: desafios e perspectivas
JULIA ALESSANDRA MACHADO DE CASTRO

Última alteração: 19-09-19

Resumo


A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais e tem como objeto de estudo a Formação continuada e a ação formadora do professor iniciante no exercício da coordenação pedagógica. No cenário atual da educação, em que professores iniciantes estão assumindo funções para além da sala de aula, principalmente na coordenação pedagógica, importante se faz pensar nas políticas públicas adotadas para a formação continuada e desenvolvimento profissional deste docente e seus reflexos em sua prática formadora. À vista disso, esse tema foi escolhido devido não só a essa nova “configuração”, mas também, pelo fato desta pesquisadora ter vivenciado essa situação, ou seja, assumir a função de coordenadora pedagógica durante o período iniciático da profissão docente. Nessa perspectiva, a problemática que norteia essa pesquisa é: A formação continuada ofertada pela Rede Municipal de Rondonópolis-MT aos coordenadores pedagógicos tem colaborado para o exercício do coordenador que assume tal função, ainda enquanto professor iniciante, especialmente por ser responsável pela formação centrada na escola? Posto isto, o presente estudo possui como objetivo geral, analisar quais são os reflexos da formação continuada, na prática formadora do professor iniciante em exercício da coordenação pedagógica, particularmente na formação centrada na escola. Espera-se que essa pesquisa traga contribuições, para se pensar em políticas que visam à formação continuada de coordenadores pedagógicos.

Palavras-chave


Coordenador pedagógico; Professor iniciante; Formação centrada na escola.