Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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A política de Educação Ambiental: uma análise de seus sentidos e significados
Anabel Beatriz de Col, Lindalva Maria Novaes Garske

Última alteração: 19-09-19

Resumo


A pesquisa ora apresentada se insere no âmbito do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, que integra a linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais, do Mestrado em Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), e tem como objeto de estudo a política de Educação Ambiental. A partir da problematização da política pública de Educação Ambiental, esta investigação terá como objetivo analisar as influências e sentidos que são articulados nos textos oficiais da política de Educação Ambiental, bem como, no contexto da prática com base nos discursos de coordenadores de escolas estaduais de Ensino Médio Inovador, do município de Rondonópolis-MT, buscando problematizar os sentidos e significados atribuídos à política de Educação Ambiental. Para atingir este intento, elencou-se os seguintes objetivos específicos: analisar os documentos oficiais que estabelecem a política de Educação Ambiental; identificar nos discursos dos coordenadores pedagógicos do Ensino Médio os sentidos sobre a política de Educação Ambiental; problematizar a relação entre os sentidos articulados abstraídos dos documentos oficiais e dos discursos dos coordenadores pedagógicos acerca da Educação Ambiental. Diante dos objetivos propostos, optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa com a abordagem do ciclo de políticas, proposto por Stephen J. Ball e Richard Bowe, como metodologia de trabalho. Neste momento, a pesquisa está em andamento, sendo que já foram realizados estudos teóricos sobre o ciclo de políticas que subsidiará a pesquisa como metodologia de análise dos dados empíricos e, também, se constituirá em relevante dispositivo ao entendimento e análise da atuação da Política de Educação Ambiental, tanto nos contextos da influência e da produção da política, quanto no contexto da prática. Foram realizados estudos sobre o pensamento foucaultiano, a ser utilizado como ferramenta analítica dos discursos da política e dos coordenadores pedagógicos. A recolha dos dados será realizada por meio de análise documental, de material científico produzido sobre a política de Educação Ambiental e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores pedagógicos. A análise dos dados se dará sob a égide da Educação Ambiental crítica, contra hegemônica, tendo sempre em primeiro plano sua vinculação ao princípio de justiça social, uma vez que a problemática ambiental trata de um bem comum a todos os cidadãos.

Palavras-chave


Políticas Educacionais; Educação Ambiental; Ciclo de políticas.