Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Projeto de validação rumo a avaliação da aquaticidade.
Paula Soares Francisco, Raissa Sporl Boeck, Layla Maria Campos Aburachid

Última alteração: 04-10-19

Resumo


A avaliação deve ser considerada como imprescindível no planejamento do processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras aquáticas. Embora existam testes que objetivam a avaliação das habilidades aquáticas aplicado para crianças, há a carência de testes validados para a população brasileira, focadamente destinados a crianças de 12 a 14 anos que se encontram especificamente na fase de aprendizagem da natação. Em meio a críticas ao atual ensino da natação que preza por exercícios analíticos focados apenas nas técnicas dos quatro estilos de nados, mesmo em fases iniciais de aprendizagem, desenvolve-se a aquaticidade, termo designado para capacidade funcional do ser humano no meio líquido, que já apresenta teste validado para sua avaliação. O presente projeto objetiva desenvolver e apresentar evidências de validade de uma nova proposta de teste direcionado à aquaticidade para crianças em fase de aprendizagem na natação. Farão parte deste estudo dois grupos de amostras: peritos, com no mínimo 10 anos de experiência em natação ou esportes aquáticos e docência na graduação por pelo menos três semestres na disciplina de natação ou esportes aquáticos, e 180 crianças de 12 a 14 anos que estejam vinculadas a estabelecimentos que oferecem aprendizagem da natação. O processo de validação do teste será dividido em três procedimentos. O primeiro será a validação teórica que contará com a elaboração do protocolo, a validade de conteúdo e o estudo piloto. O segundo procedimento será composto pela fase experimental, constando a aplicação do instrumento e coleta dos dados. No último procedimento, o analítico, analisar-se-á a confiabilidade do instrumento.


Palavras-chave


Habilidades aquáticas; Avaliação; Natação