Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
RELATOS DE SABERES CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDOS EM BIOLOGIA DE PROFESSORES(AS) ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER EM MATO GROSSO
Kalmon da Silva Oliveira

Última alteração: 15-10-19

Resumo


Resumo: Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam compreender e relatar a experiência dos professores ao trabalharem com a disciplina de Biologia no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma a explicitar possíveis práticas pedagógicas exitosas, e possíveis necessidades formativas no contexto científico. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Biologia subjacentes à docência de professores no Ensino Médio, ao relatarem o ensino que realizam na Educação de Jovens e Adultos? Desta forma, busca-se nas experiências vivenciadas pelos professores de Biologia em uma escola de Mato Grosso, direcionada nesse processo de construção de saberes, com abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa, e utilizando como instrumento de registros de informações: questionários e entrevistas semiestruturada in lócus. Para a análise dos dados, recorre-se ao método da análise textual discursiva (ATD). Pretende-se, portanto, contribuir com os debates envolvendo saberes docentes e formação de professores de Biologia e, consequentemente, melhorar o Ensino de Ciências e Biologia no Estado de Mato Grosso e no país, colaborando com o desenvolvimento de políticas públicas e curriculares para a formação de professores de Ciências e Biologia.


Palavras-chave


Educação em Ciências. Ensino de Biologia. Saberes Docentes.