Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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O significado do componente curricular História no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)
Fabiana Rodrigues Neves de Souza, Lindalva Maria Novaes Garske

Última alteração: 24-09-19

Resumo


O presente texto resulta de um estudo parcial da pesquisa intitulada “O significado do componente curricular História no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)”, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/CUR/UFMT), na linha de pesquisa: “Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais”. O tema central do presente estudo é o significado do componente curricular História no âmbito do ProEMI (programa Ensino Médio Inovador). Tem como objetivo geral analisar a interpretação e o significado do componente curricular História que compõe a política do ProEMI nos contextos da influência, da produção e da prática. Assim, pensar em políticas educacionais para o Ensino Médio a partir das contribuições de Ball (2014, 2016), Mainardes (2006), Kuenzer (1988) e Silva (2016) mostram-se como possibilidades interessantes para o trabalho com este nível de ensino. A presente pesquisa em desenvolvimento contará, ao todo com a participação de 06 docentes de História do Ensino Médio de uma escola localizada na região central de Rondonópolis-MT. Desta forma, o processo de investigação definido orienta-se por uma perspectiva metodológica qualitativa, fundamentada no método Ciclo de Políticas e utiliza como instrumentos a coleta de dados, entrevistas, análise documental e bibliográfica. A pesquisa mostra-se importante para compreender as influências e tendências presentes na política do ProEMI bem como analisar como a política do ProEMI é interpretada e significada no âmbito da prática.

Palavras-chave: Política Educacional, Ensino Médio, ProEMI.