Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL NO IFMT/BELA VISTA E A FORMAÇÃO DE UM CAMPO CIENTÍFICO EM CUIABÁ
Thiago André de Almeida, Yuji Gushiken

Última alteração: 14-10-19

Resumo


O trabalho em questão tem como objetivo analisar o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá - Bela Vista enquanto agente formador de um campo científico em Cuiabá, considerando as estruturas organizacionais e mediações comunicacionais existentes na unidade. O trabalho utiliza fundamentações teóricas na área de Cultura, Comunicação Organizacional e os conceitos de Campo Científico propostos por Pierre Bourdieu. Desta forma, este trabalho analisa o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá - Bela Vista enquanto agente formador de um campo científico em Cuiabá, considerando o perfil proposto quando da sua implantação e as atividades desenvolvidas pela unidade. No campo da comunicação, visando produzir um diagnóstico da cultura organizacional no ambiente de trabalho e as estratégias utilizadas para a solidificação da imagem da instituição, almeja-se analisar de que forma o campo comunicacional pode colaborar para a manutenção e expansão de uma cultura de produção do conhecimento dentro de Campo Científico no IFMT/Bela Vista. Com o resultado da coleta de informações, espera-se diagnosticar potencialidades e fragilidades na dinâmica organizacional no campus. No cenário das instituições federais de ensino, percebe-se a busca pela ampliação e construção de noções relativas à cultura organizacional por meio das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. É pertinente aqui o questionamento do propósito dessas atividades, considerando a política dos Institutos Federais e qual o impacto junto à sociedade. Parte-se do argumento de que as Instituições Federais de Ensino Superior, em especial o IFMT/Bela Vista, deve determinar sua identidade como instância de ensino e pesquisa e construir politicamente uma cultura organizacional que tenha como foco a produção de vínculos com seus distintos públicos. Em se tratando de uma Instituição Federal de Ensino, faz-se pertinente aplicar estes questionamentos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Consideramos neste aspecto a política da instituição em se firmar como referência em ensino tecnológico e no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. Entre ensino fundamental e profissionalizante, o IFMT/Bela Vista oferece ensino superior, graduação e pós-graduação latus e stricto sensu. Em tempos de busca por significados mais profundos nas relações entre público e organizações, é vital o posicionamento organizacional das instituições de ensino. Este projeto de mestrado é desenvolvido no âmbito do Projeto de Pesquisa em Comunicação e Cidade: Interfaces Interdisciplinares (Propeq-UFMT), no Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT) e na Linha de Pesquisa em Comunicação e Mediações Culturais do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-FCA-UFMT).


Palavras-chave


Comunicação Organizacional; Cultura Científica; Comunicação Integrada; Campo Científico