Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
PNAIC- LEITURAS E APRENDIZAGENS QUE PERMANECEM NA PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
HELENICE DE AGUIAR SOARES

Última alteração: 19-09-19

Resumo


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO

Título: PNAIC- LEITURAS E APRENDIZAGENS QUE PERMANECEM NA PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Resumo:

Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/UFMT), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. O trabalho ora apresentado objetiva, compreender quais as aprendizagens relacionadas à leitura que os professores cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) consideram significativas e as mantém em sua ação docente. Trata-se de um estudo de caso e a investigação, de natureza qualitativa, será realizada em duas Escolas do Município de Rondonópolis e na coleta de dados utilizaremos aplicação de questionários e/ou entrevista. Os participantes da pesquisa serão 4 professores das redes municipal e estadual. Definimos como dois professores da rede municipal e dois da rede estadual. O universo da amostragem será composto por docente que tenham sido cursistas do Pnaic no período de 2013 a 2015 e que ainda atuam no ciclo de alfabetização e estejam em sala de aula. Os alicerces teóricos da investigação apoiam-se nestes autores Kleiman (2014,2015,2017) Solé (2009) Martins, (1994) Soares (2003, 2015) Nóvoa(1999, 1995) Imbernón (2009)  Tardif (2002, 2012)   dentre outros.

As categorias de estudos serão leitura, alfabetização, formação de professores.

 


 


Palavras-chave


Leitura, Prática docente, Professor Alfabetizador