Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO
ANA PAULA ALBONETTE DE NOBREGA, ELANE CHAVEIRO SOARES

Última alteração: 17-10-19

Resumo


O Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) possibilita ao professor estar em constante formação, o que pode acarretar um ensino mais significativo. A presente pesquisa visou compreender como o DPD colabora com o exercício da profissão docente, uma vez que demanda uma série de conhecimentos, não apenas aqueles provenientes dos cursos superiores de formação. A fundamentação teórica demonstrou que estar neste constante movimento de desenvolvimento profissional acaba por favorecer a prática docente. A vivência do professor nas dimensões de sua vida cotidiana, acadêmica e profissional – cultural e social – são propulsoras de movimentos epistemológicos que modificam sua forma de se relacionar com o conhecimento e com o mundo. Durante a prática pedagógica, o professor é interpelado por diversas dúvidas, incluindo aquelas de cunho religioso. Como responder a essas questões? Para auxiliar os professores a enfrentarem tais desafios, elaboramos o presente trabalho que visa conhecer a contribuição do diálogo entre ciência e religião para o ensino de ciências naturais. Nossa hipótese é que a ciência pode ser ensinada nas escolas de uma forma diferente, mais engajada e menos dogmática, rompendo com as visões deformadas do trabalho científico. A pesquisa foi organizada em torno do objetivo de promover a ampliação de conhecimentos sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, discorremos de forma didática, atrativa e lúdica sobre as possíveis interações entre ciência e religião no âmbito do ensino de ciências naturais. A fundamentação teórica baseou-se em três campos de conhecimentos: formação de professores (com ênfase no Desenvolvimento Profissional Docente), concepção de ciência e no relacionamento desse campo com a religião. Para propiciar conhecimentos acerca da possibilidade de um diálogo entre ciência e religião, construímos um livro paradidático intitulado: CIÊNCIA & RELIGIÃO: Aliadas na busca do conhecimento. Para responder à pergunta de pesquisa, realizaremos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos participantes serão os professores de ciência naturais e matemática de uma escola pública de Cuiabá-MT. Como o trabalho ainda está em construção, não possuímos os resultados para a pesquisa.


Palavras-chave


Desenvolvimento Profissional Docente; Diálogo entre ciência e religião; Ensino de ciências.