Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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O processo de indução de professores: caminhos percorridos na inserção profissional
Adriana Reis Clemente

Última alteração: 24-09-19

Resumo


Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na linha de pesquisa intitulada Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais, da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis-MT. Tem como propósito aprofundar o conhecimento sobre o tema “O território iniciático do professor”, sendo sua delimitação “Os caminhos percorridos pelo professor iniciante nas escolas públicas de Rondonópolis-MT” e tem o olhar atento nas vivências deste profissional, no início da carreira. A pesquisa dedica-se ao conhecimento da entrada do professor iniciante no contexto escolar e procura investigar as experiências que envolvem a inserção profissional no ambiente escolar. Assume-se a pesquisa de abordagem (auto)biográfica, em que as narrativas autobiográficas estarão proporcionado a autorreflexão e aprendizagens dos sujeitos envolvidos, por serem essas uma das práticas de formação de professores, uma vez que o sujeito ao narrar suas impressões reflete sobre os acontecimentos experienciados e, assim, produz conhecimento. A investigação centra-se nas narrativas autobiográficas de educadores da rede pública (Estadual e Municipal) de Rondonópolis-MT que, por sua vez, servirão de material de análise para compreender os caminhos percorridos pelos docentes, no desenvolvimento profissional que se inicia. Para compreender esta importante etapa da inserção inicial do professor, a pesquisa está sendo desenvolvida com professores efetivos do Estado, aprovados no concurso de 2017 com efetivação do exercício em 2018, e professores efetivos da rede municipal de Rondonópolis e aprovados no último concurso público, em 2015, com efetivação do exercício em 2016. Para essa pesquisa, os participantes têm até cinco anos de experiência. Em face do exposto, levanta-se a seguinte questão: como se dá o processo de inserção e de indução profissional do professor da rede pública (Estadual e Municipal) de Rondonópolis-MT, na busca de conhecer os caminhos percorridos na inserção profissional dos professores iniciantes? Diante do esboço de pesquisa e problema apresentado, o objetivo da pesquisa é investigar e apresentar as iniciativas de desenvolvimento profissional com docentes iniciantes (recém-formados), ofertadas pelas redes de ensino (Estadual e Municipal), no município de Rondonópolis-MT. Portanto, a problemática da pesquisa perpassa pela inserção do professor iniciante, cujos elementos próprios do contexto escolar vão contribuindo para a sua formação em continuum, envolvendo os caminhos percorridos entre a formação inicial e o começo da carreira profissional. Como resultados parciais da pesquisa, obteve-se informações preliminares das iniciativas de formação ofertadas pelas redes de ensino (Estadual e Municipal). O CEFAPRO, ainda, não iniciou em 2019 os trabalhos com os professores iniciantes. Já o município, por meio da SEMED, já ofertou sete encontros para este grupo específico de docentes, em que o processo de indução caracteriza-se por ser uma formação específica voltada para o professor iniciante. Nessa pesquisa, compreende-se que indução à docência são programas ou iniciativas de apoio, acompanhamento e orientação aos professores em suas primeiras inserções profissionais com a finalidade de colaborarem com esta importante etapa, permeada por inseguranças e dúvidas.

 

 


Palavras-chave


Professor iniciante, Inserção profissional, Narrativas autobiográficas.