Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O que a “Fauna” ensina: a peça teatral como pedagogia cultural
Higor Antonio da Cunha

Última alteração: 23-09-19

Resumo


A linguagem teatral traz consigo, de maneira intrínseca, reflexões sobre como o corpo é percebido, como o espaço é percebido, como o outro é percebido. Através do Teatro tanto ator quanto plateia estabelecem relações, comunicações, compartilham experiências estéticas. O Teatro pode ser considerado uma ferramenta de expressão, corporificação de conhecimentos e também uma forma de construção de conhecimento por meio do corpo. Neste sentido o Teatro age, também, como uma pedagogia cultural, um artefato cultural que promove educação. Assim, como as mídias, cinema, músicas, o teatro também ensina tanto quanto a escola. Partindo deste princípio, a presente pesquisa de Mestrado em Educação (PPGEdu/UFMT) busca analisar o potencial do teatro em ensinar a quem o assiste, refletindo sobre seus modos de endereçamento, como afirma Ellsworth, e os discursos comunicados. A peça analisada intitula-se “Fauna”, sexta obra do grupo teatral Quatroloscinco, de Belo Horizonte. Definida pelos seus criadores como uma “peça-conversa”, o espetáculo é construído a partir das interações dos atores entre si e com o público. Busca abordar o corpo como um instrumento político e social e traz para o palco a reflexão de qual será a herança deixada pela humanidade, numa suposta extinção. O texto é baseando no livro de Vladimir Safatle, filósofo da Universidade de São Paulo (USP), intitulado "O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo". Trata de temas como violência, preconceito, desamparo e até mesmo o Holocausto judeu ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, de uma maneira interativa e dinâmica, mantendo não só o caráter político do teatro, mas também seu prazer estético. A partir dos Estudos Culturais aplicados à Educação e da Pedagogia do Teatro, pretende-se identificar que discursos pedagógicos são transmitidos por meio do espetáculo.

Palavras-chave


Educação, Teatro, Estudos Culturais.