Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE PRIMAVERA DO LESTE-MT
Cássio João Lourenço dos Reis

Última alteração: 23-09-19

Resumo


A presente pesquisa se insere no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGedu) UFMT – Câmpus de Rondonópolis – MT, sob orientação do professor Dr. Ademar de Lima Carvalho. A pesquisa tem como temática a prática pedagógica do professor de Matemática, que será desenvolvida baseada em estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo em uma escola pública da rede estadual, do município de Primavera do Leste/MT. Uma questão importante no processo de ensino aprendizagem, é o domínio da pedagogia pelos professores de Matemática, a importância da compreensão dos elementos ligados a pedagogia é de suma importância para a prática no espaço de sala de aula a fim de desencadear uma educação libertadora. O professor dissocia os elementos de concepções da prática, essas são algumas questões que me incomodam enquanto professor de Matemática, por isso pretendo compreender melhor como esses movimentos acontecem com essa pesquisa. Para tanto irei investigar a concepção que o professor avalia sua prática pedagógica no espaço escolar e o reflexo no desenvolvimento de sua prática pedagógica, trarei para a discussão elementos da como a prática do professor de Matemática é desenvolvida em sala de aula, analisando o viés de Matemática que orienta a prática pedagógica dos professores participantes desta pesquisa, trazendo para o final uma reflexão sobre o desafio do professor para ensinar Matemática no nono ano do Ensino Fundamental da educação pública em Primavera do Leste - MT. Daí vem a problemática dessa pesquisa, como o professor de Matemática compreende a sua prática pedagógica no espaço de sala de aula? Para responder a essa questão no viés que pretendo investigar, escolhi desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativa, semiestruturada dialética freiriana, a fim de atender ao objetivo geral de minha pesquisa que é compreender como está e como os professores de Matemática pensam sua prática pedagógica no espaço da sala de aula e os objetivos específicos são: Investigar como o professor avalia a sua prática pedagógica no espaço escolar; Verificar como o professor desenvolve sua prática pedagógica; Refletir como a prática do professor de Matemática é desenvolvida em sala de aula; Analisar a concepção de Matemática que orienta a prática pedagógica do professor em sala de aula; Refletir sobre o desafio do professor para ensinar Matemática no nono ano do Ensino Fundamental. Buscando atender os objetivos e o problema estarei organizando a pesquisa em três momentos distintos, são eles: Análise documental, entrevista semiestruturada e a prática docente, com análise desses elementos pretendo extrair uma ideia central para discutir essa pesquisa, onde pontuarei possíveis elementos a serem melhorados, ou exemplos a serem seguidos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica condizente a teoria escolhida para esta atividade. Metodologicamente por se tratar de compreender a organização do pensamento do professor em relação a sua prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, que requerer uma compreensão em sua totalidade. Escolhi para esta pesquisa o caminho metodológico dialético na perspectiva freiriana, pois a mesmo busca compreender os problemas sociais, educacionais, explicando a realidade, pela emancipação do estudante, que libertar para o conhecimento crítico.