Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O QUE AS PROFESSORAS E PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PENSAM SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES DOCENTES?
Gizeli da Costa leão Mendes

Última alteração: 23-09-19

Resumo


A presente pesquisa se insere no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGedu) UFMT – Câmpus de Rondonópolis – MT, sob orientação do professor Drº Ademar de Lima Carvalho. Tem como temática as praticas pedagógicas e os saberes docentes das professoras e professores do ensino fundamental II, que será desenvolvida com base em estudos bibliográficos, documentais e entrevistas semi estruturada nas escolas pública da rede estadual, no município de Primavera do Leste/MT. A investigação parte do processo no qual se pretende pesquisar como professoras e professores  articulam esses saberes e o uso dessa ciência no espaço escolar, bem como sua compreensão para aplicabilidade desses no processo ensino aprendizagem do educando. Quanto ao objetivo geral da pesquisa é investigar a compreensão que as professoras e professores tem da pedagogia como fundamento necessário a pratica docente na escola pública da rede estadual, do município de Primavera do Leste/MT. Consideram-se como objetivos específicos: a) Refletir o que as professores e professores compreendem por saberes pedagógicos; b) Analisar se o discurso sobre os saberes pedagógicos dos professores estão em conformidade com o planejamento de ensino; c) Compreender como as professoras e os professores apreendem a relevância da Pedagogia em seu desenvolvimento pessoal e profissional; d) Investigar quais autores as professoras e professores estudam para fundamentar sua prática. e) Averiguar se há uma relação dos estudos na sala de formação que contribuem para ampliar a prática pedagógica.

O método utilizado na pesquisa foi à pesquisa qualitativa na perspectiva dialética freireana. Os resultados parciais dos estudos bibliográficos obtidos até o momento permitem apresentar: as implicações das concepções de teorias da educação, bem como as políticas de formação de professores presente nas concepções formativas na temporalidade de 2015 a 2018; a relação entre o trabalho desses profissionais e a educação para emancipação de si e do outro. A pesquisa encontra-se em plena análise dos dados .

Palavras-chave: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Saberes Pedagógicos, Pedagogia