Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROFESSOR MEDIADOR DA APRENDIZAGEM
Ana Patrícia Santos

Última alteração: 23-09-19

Resumo


RESUMO

Esta pesquisa, em fase inicial, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis, na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Tal proposta objetiva identificar as estratégias empreendidas pelos professores de língua portuguesa (LP) do ensino fundamental, da Escola Estadual Profº Carlos Pereira Barbosa, em Rondonópolis/MT, para o ensino da leitura, de modo a compreender como se dá esse processo com vistas à superação das dificuldades evidenciadas pelos alunos dos anos iniciais e finais e, consequentemente, da superação dos índices apontados nas últimas avaliações internas e externas realizadas. Para além do objetivo geral mencionado, esta investigação pretende auxiliar os docentes pesquisados na compreensão, identificação e utilização das estratégias de leitura, de modo que o trabalho com a leitura nas aulas de LP promova melhorias nos processos de ensino-aprendizagem, considerando, nesse processo, a interação aluno/professor e a ideia que o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Para tanto, a presente pesquisa será realizada no lócus acima descrito, com a participação de três docentes de LP lotados nas turmas dos 6º, 7º, 8º e 9º anos. Este estudo se vincula à pesquisa-ação e, desse modo, busca alterar a realidade apontada anteriormente, por meio de um trabalho direcionado à formação dos professores, considerando, especialmente, que as mudanças no cenário educacional passam também pela atenção dedicada ao docente no que concerne suas necessidades para o desempenho profissional. Assim, os professores de LP terão papel primordial nesta pesquisa, pois, além de configurarem como participantes da investigação pretendida, comporão um grupo de estudos que promoverá a formação na perspectiva das estratégias de leitura. A coleta de dados se concentrará nos relatos das práticas que envolvem o trabalho com a leitura, gerando o diagnóstico inicial para a pesquisa. Posterior a esse diagnóstico, serão realizados momentos formativos, com encontros quinzenais para discussão das temáticas direcionadas ao tema principal, os quais serão conduzidos pela pesquisadora com vistas à aproximação dos participantes à temática e às práticas desenvolvidas. Para a efetivação desse estudo, e produção do diagnóstico final de todo o percurso realizado, os professores de LP serão convidados a fazerem uso das estratégias de leitura em suas aulas, por um período de três semanas, totalizando doze aulas por docente, de modo a identificar a evolução do desempenho e da autonomia dos seus alunos nesse quesito. As atividades propostas terão como material de apoio as obras que tratam sobre o assunto e os artigos que contemplam esse trabalho; todos voltados ao aprimoramento da competência leitora dos alunos. A reflexão no decorrer da investigação, tende a mostrar, também, o olhar de cada participante para o objeto, trazendo para a pesquisa o seu próprio ponto de vista a respeito do que lhe será apresentado. Dessa forma, as suas percepções constituirão objetos imprescindíveis à pesquisa. Uma vez que a proposta está em sua fase inicial, não há resultados parciais ou totais a serem apresentados neste momento.

 


Palavras-chave


Estratégias de leitura; formação de professores de LP; mediação do conhecimento.