Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A Cultura Drag na Cultura Pop: o videoclipe como mecanismo de ascensão
Ayrton Senna Seraphim do Amaral, Andréa Ferraz Fernandez

Última alteração: 16-10-19

Resumo


A pesquisa investiga a transformação da carreira das drag queens a partir da saída dos palcos para a midiatização digital dessa arte. A revisão de literatura busca aprofundar o conhecimento dos conceitos cultura pop, videoclipe e estudos de gênero, com ênfase na questão das drag queens. Avalia-se o cenário contemporâneo de atuação profissional e artístico das drag queens da cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Atualmente percebe-se o atravessamento da midiatização na construção dos sujeitos drag e suas identidades de gênero interseccionalmente agenciadas. À luz da metodologia de análise midiática para videoclipes, objetiva-se realizar uma análise de videoclipes de drag queens brasileiras e regionais a fim de verificar o crescente poder e influência das mídias digitais nas construções das identidades drags da atualidade, bem como examinar o processo de atravessamento da cultura pop na cultura drag para identificar elementos oriundos da cultura popular brasileira, trazendo à tona a perspectiva decolonial dessa arte e cultura marginalizada.

Palavras-chave


Cultura Pop, Videoclipe, Mídias Digitais