Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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As concepções Teóricas e Didático-Pedagógicas no Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional: Dilemas e Perspectivas
Pollyana Cristina Duarte

Última alteração: 23-09-19

Resumo


RESUMO

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) surge como pós-graduação stricto sensu, instituída no Brasil em 2011 e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tal programa é destinado aos professores de Matemática da rede pública de ensino, no intuito de proporcionar uma formação matemática qualificada e aprofundada para o exercício da profissão docente, com ênfase no domínio de conteúdo matemáticos. Assim, o PROFMAT opera em grande escala com o objetivo de - a médio prazo - ajudar na formação dos professores em todo o território nacional, sendo um curso semipresencial, de grande procura por parte dos professores que buscam e necessitam de uma formação e qualificação em nível de pós-graduação para o mercado de trabalho. Nossa investigação propõe-se a fazer uma análise dos documentos oficiais que regem o programa, no intuito de investigar as concepções teóricas e didático-pedagógicas estruturantes do PROFMAT. A análise buscará estabelecer relações entre as concepções teóricas e metodológicas vigentes nas atuais políticas públicas educacionais, investigando dialeticamente entre duas hipóteses: a existência da proposta de educação libertadora e emancipatória, ou se apresenta indícios da perspectiva educacional de viés neoliberal, hegemônica no sistema educacional brasileiro desde os anos 1990. A pesquisa de natureza qualitativa, fundamentar-se–á no método materialista histórico e dialético e em técnicas de análise documental para interpretar e compreender a realidade que abrange o PROFMAT e suas concepções teóricas e metodológicas de ensino. Espera-se aprofundar os estudos sobre essas concepções, vislumbrando a hipótese de existência da proposta Freiriana de educação libertadora, ressaltando sua importância nos sistemas educacionais na busca para uma educação emancipatória. Assim, buscaremos reforços teóricos em autores da Teoria Crítica como Paulo Freire, Theodor Adorno entre outros, enriquecendo a concepção teórica que vise a superação de uma educação de cunho neoliberal. Nessa perspectiva a investigação tem o intuito de corroborar com as pesquisas sobre a formação de professores vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFMT/CUR), acrescentando uma perspectiva crítica e analítica dos Mestrados Profissionais, especificamente o PROFMAT, e ressaltando a importância de uma educação Libertadora e Emancipatória.


Palavras-chave


Palavras-chave: PROFMAT, Concepções Teóricas e didático-pedagógicas, Educação Libertadora e Emancipatória