Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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“O desenvolvimento do pensamento e linguagem por meio de vivências com a literatura de tradição oral para o fortalecimento do processo discursivo numa turma de pré-escola em Antioquia- Colômbia”.
Johanna Andrea Arredondo Quiceno

Última alteração: 06-10-19

Resumo


Apresentam-se os resultados preliminares duma dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa “Culturas escolares e linguagens” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) e ao Projeto trienal (2018/2021) “Grupo de estudo e pesquisa da linguagem oral, leitura e escrita na infância” (GEPLOLEI). O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a influência do entorno social e cultural junto com os gêneros da literatura de tradição oral no desenvolvimento do pensamento e a linguagem e o fortalecimento do processo discursivo em crianças de pré-escola de uma instituição pública no município “La Estrella” em Antioquia – Colômbia.  Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem participante desenvolvida mediante a produção de dados por meio de uma sequencia de atividades pedagógicas compartilhadas entre a professora regente da turma e a pesquisadora e coleta e análise das narrativas das crianças de pré-escola, baseada no uso da literatura e gêneros de tradição oral tais como: contos clássicos, trava-línguas, adivinhas e cantigas na instituição pública “Institución Educativa Concejo Municipal de La Estrella” (IECME). Consideramos o contexto cultural da turma como fator indispensável e mediador do relacionamento ensino-aprendizagem, além como um eixo fundamental para a aquisição do conhecimento e habilidades e o significado das experiências que surgem de suas próprias formas de se relacionar com os outros e o ambiente social ao qual pertencem permitindo-lhes ser um sujeito ativo durante o processo do seu desenvolvimento integral.Baixo a proposta e teoria Histórico-cultural Vigotskiana na qual concebe o desenvolvimento pessoal  como uma construção  realizada através da interação com os outros de uma mesma cultura através de atividades sociais compartilhadas, colocando o aluno em primeiro plano dentro do processo de aprendizagem, analisaremos as  intervenções  pedagógicas  feitas e a  implicação  dos gêneros de tradição oral com o fim de fortalecer e contribuir  a  sua formação de identidade para sua produção da cultura dentro da sociedade como um processo de transformação cognitiva e social mediados pelos artefatos culturais nos quais o indivíduo se desenvolve,. Após concluir esta pesquisa obteremos ferramentas para apoiar e melhorar a prática docente, bem como fornecer propostas educacionais relevantes ligadas à melhoria do sistema educacional que governa o país Colombiano e continuar avançando na produção dos programas de aprendizagem e educação a partir da ancoragem das experiências resultantes da interação com os outros.


Palavras-chave


Teoria sociocultural; Pensamento e Linguagem; Literatura de tradição oral; Pré-escola; Colômbia.