Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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CINEMA E ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO
Francieli Gaffuri Martins

Última alteração: 10-10-19

Resumo


Esta pesquisa esta inserida no Programa de Pós-Graduação em geografia e busca compreender como se dá o processo de construção do conhecimento geográfico no 7° ano do ensino fundamental e discutir a eficácia da utilização dos recursos audiovisuais nas aulas de geografia.   A geografia chega ao final da primeira década do século XXI como um conhecimento que se torna cada vez mais necessário. Estudar geografia permite ao aluno compreender e assumir posições diante de problemas e situações do cotidiano, tanto no âmbito familiar, escolar ou profissional, propiciando maior conhecimento e consciência quanto a seus direitos e deveres junto à sociedade. Para acompanhar as constantes transformações do meio em que vivemos, faz-se necessário um ensino cada vez mais dinâmico, escolas e professores precisam ter acesso às novas tecnologias e às diversas formas de ensinar. Desta forma, a utilização de outros recursos durante a aula é indispensável para facilitar o entendimento e atrair a atenção dos alunos para que se tornem agentes participativos e não apenas meros expectadores, tais práticas didáticas podem ser desenvolvidas através de diversas metodologias e com uso de diversos recursos, dentre eles os recursos audiovisuais. Através de um filme é possível despertar inúmeras competências e habilidades, tais como, leitura, elaboração de textos, melhora na capacidade narrativa e descritiva, aperfeiçoamento da criatividade e do senso crítico do aluno. Tendo em vista o potencial dos recursos audiovisuais, com intuito de incentivar as produções cinematográficas nacional, o governo federal através da lei n° 13.006 publicada no diário oficial da união em 26 de junho de 2014, determina a exibição mensal de pelo menos duas horas de filmes nacionais nas escolas de educação básica de todo Brasil, como ferramenta lúdica de construção do conhecimento. Acredita-se que a utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula, possibilite inovação na prática docente, contribuindo de maneira significativa com a construção do conhecimento, tornando mais motivador e dinâmico o trabalho dos professores. O método utilizado para desenvolvimento da pesquisa será o Materialismo Histórico e dialético. Enquanto técnicas, inicialmente o trabalho será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, estabelecendo então o embasamento teórico necessário para o andamento da pesquisa. Por se tratar de pesquisa envolvendo o processo de ensino-aprendizagem, será necessário pesquisa de campo, visitas para observação da rotina escolar e analise da proposta teórico-metodológica. Verificar a estrutura oferecida pela escola em termos de instrumentos que possibilitem ao docente a utilização dos recursos audiovisuais. O livro didático será o norteador para analise dos conteúdos geográficos. Através destes conteúdos serão apresentados filmes/documentários que possibilitem explorar a temática em sala. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7° ano em escola pública do município de Cuiabá.


Palavras-chave


Ensino, cinema, recurso didático, geografia