Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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CURRÍCULO ORGANIZADO POR CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO
Alair Maria David Primon, Ozerina Victor de Oliveira

Última alteração: 24-09-19

Resumo


Esta pesquisa discute o currículo organizado por ciclos no contexto de sua realização no Brasil, tendo como objetivo compreender a política de Ciclo de Formação Humana a partir de uma realidade escolar, situando-a enquanto uma política de currículo para o ensino fundamental. Com o intento de compreender melhor o currículo escolar que temos hoje, traçou-se um caminho histórico-bibliográfico da trajetória curricular, com base em teóricos do campo do currículo – Goodson (1995), Moreira (2012), Silva (2015) – para demonstrar que, ao longo da história, o entendimento do que é um currículo tem variado de acordo com diferentes teorias, posições políticas e contextos históricos. A julgar pelas diferenças teóricas, desde sua gênese o currículo tem sido uma arena de disputas, em benefício de “alguns” e detrimento de “outros”. Nesse viés de espaços disputados no currículo escolar, utilizamos o método analítico do ciclo de políticas de Stephen Ball (2001), com interpretações de Mainardes (2006) e de Oliveira (2006), para discutir a elaboração da política de currículo, considerando as políticas educacionais de currículo vigentes para o Ensino Fundamental. A proposta de Ball possibilita uma compreensão de como as políticas são construídas de forma imbricada, entre contextos, oportunizando uma pluralidade de olhares para os dados. Na coleta de dados, recorremos ao estudo bibliográfico, análise documental e a entrevistas semiestruturadas com professores e professoras de uma unidade escolar da rede estadual de Mato Grosso, da cidade de Jauru, que em 2018 se encontrava atuando, ao mesmo tempo, com o currículo organizado por série e com o currículo organizado por ciclos. A pesquisa está em fase de análise dos dados e produção escrita. Como resultados parciais pode-se perceber que há ainda aspectos dessa política de currículo que necessitam ser aprofundados, como as mudanças nas práticas pedagógicas para realizar os ciclos de formação e a análise da aprendizagem dos educandos.

 


Palavras-chave


Ciclo de Formação Humana. Currículo. Ciclo de Políticas. Ensino Fundamental