Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O PENSAR DA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA
BRUNO SILVA GONÇALVES

Última alteração: 10-10-19

Resumo


A geografia se desenvolve a partir do estudo do espaço geográfico, sendo esse palco da relação sociedade-natureza relacionado a isso a geografia escolar se apresenta de fundamental importância na relação sociedade-natureza para a construção do conhecimento. Assim, a atual pesquisa apresentada, tem como objetivo geral compreender como se dá construção da relação sociedade natureza no processo didático-pedagógico da disciplina de geografia no 6° ano dos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos referem-se em: Debater teoricamente o ensino de geografia e os documentos curriculares e a utilização do livro didático em geografia para a compreensão da relação sociedade-natureza no processo de construção do conhecimento geográfico; Relacionar historicamente o desenvolvimento dos livros didáticos no Brasil, com a evolução do pensamento geográfico brasileiro; Compreender teoricamente com se organiza a construção dos conceitos de sociedade-natureza na Geografia enquanto ciência e disciplina escolar no Brasil; e Analisar a proposta teórico-metodológica do professor e do livro didático de Geografia utilizado nas turmas de 6° ano no ensino fundamental II na construção da relação sociedade-natureza, utilizando de observações, entrevista e analise dos livros didáticos do PNLD (2017), através de uma metodologia estruturada. A pesquisa ora apresentada está sendo desenvolvida em quatro momentos distintos: em um primeiro momento, está sendo realizado por meio de levantamentos bibliográficos impressos e em meios eletrônicos que tratam do objeto de pesquisa, estabelecendo o embasamento teórico mediante a consulta em livros, artigos, teses e dissertações que abordam o tema em questão. A respeito dos documentos curriculares, está se realizando a análise dos componentes curriculares da disciplina de Geografia, como é proposto o ensino da formação dos conceitos de sociedade e natureza no processo de construção do conhecimento. Posteriormente, se realizou a escolha dos professores de Geografia colaboradores da pesquisa, sendo oito professores dos mais variados aspectos. Realizou-se observações nas aulas de turmas de 6° ano dos respectivos professores e também entrevistas para compreender quais os fatores estão ligados à sua atuação em sala de aula, as questões a serem feitas, parte de um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas previamente elaborado, que atenda aos objetivos da pesquisa, esse tipo de entrevista possibilita uma liberdade para respostas, porque as perguntas são feitas de forma informal, através de uma conversa, assim o entrevistado se sente livre para responder da sua forma. As entrevistas estão sendo realizadas, transcritas e analisadas, para reflexões e práticas da pesquisa. A pesquisa apresentada encontra-se em desenvolvimento, partes como as observações e entrevistas dos professores participantes da pesquisa não foram concluídas, a respeito da análise dos livros didáticos, se estabeleceu uma análise completa de apenas um dos cincos livros estabelecidos e já encaminhando as outras analise para a finalização da pesquisa.



Palavras-chave


Geografia; Ensino; Sociedade-natureza