Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
élio rubens freitas silva, Adelmo Carvalho da Silva

Última alteração: 25-09-19

Resumo


Este projeto tem como objetivo destacar a importância da prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental despertando uma inquietação no educador para a busca de novas técnicas e métodos para tornar o processo de ensino e aprendizagem agradável e eficiente, tendo como objeto de pesquisa a prática pedagógica de professores. Norteia como problema desta pesquisa, a seguinte questão: Quais as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental? O objetivo geral desta pesquisa é compreender as práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Tendo como objetivos específicos: Investigar as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental; Analisar a utilização das práticas pedagógicas dos professores quanto ao ensino de matemática; Compreender as influências das práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para essa pesquisa, a conceituação de prática pedagógica, sob uma ótica epistemológica e conceitual, será feita por autores como: Caldeira e Zaidan (2010), Franco (2012), Sacristán (1999), Veiga (2008), Verdum (2013) dentre outros.  A metodologia do projeto se dará na abordagem qualitativa tendo como foco de análise o estudo de caso. O estudo pretende contribuir de forma que, ao investigar a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, impulsionem os diálogos críticos/reflexivos sobre a temática no ambiente educacional e viabilize desdobramentos para o desenvolvimento de novas pesquisas no âmbito social e acadêmico. É percebível que a prática pedagógica, refere-se a algo além da prática didática, envolvendo: as opções da organização do trabalho docente, os espaços-tempos escolares, as circunstâncias da formação, as parcerias e expectativas do docente.


Palavras-chave


Ensino de Matemática, Prática Pedagógica, Aprendizagem.