Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A trajetória de uma figura pública poconeana: no garimpo digital da fama e poder
Alessandra Pereira da Paz, Pedro Pinto de Oliveira

Última alteração: 16-10-19

Resumo


Na sociedade midiatizada contemporânea as figuras publicas movem-se no ambiente digital, interpelando os públicos, desejando ter seus seguidores e utilizando diversas estratégias comunicativas. Em um ambiente cada vez maior de usuários nos sites de redes sociais, as figuras públicas, ganham destaque e buscam reconhecimento através de números de seguidores. Esse fenômeno chama a atenção e possibilita que uma figura pública utilize de sua fama e apreço popular para chegar ao poder em uma candidatura a prefeito de Poconé. A análise desse estudo terá como base o espaço midiático, observando notícias, postagens em redes sociais e a interação com seu público, com base no eixo teórico da comunicação relacional de Vera França. Nos interessa, por fim, pesquisar quais as motivações que levam uma figura pública emblemática entrar na política local, buscando compreender os sentidos produzidos na comunicabilidade com seu público, a performance como figura pública e como candidato nas eleições em 2020, com base no conceito operador de Erving Goffman.

Palavras-chave


Figura Pública, Cultura, Instagram