Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O ensino de Geografia e os recursos tecnológicos no ambiente escolar para surdos em Cuiabá-MT
Antuerber Arthur Alves Farias da Luz

Última alteração: 10-10-19

Resumo


O presente estudo objetiva analisar os recursos tecnológicos utilizados em sala de aula para o ensino de Geografia para surdos em Cuiabá/MT, bem como propor novas tecnologias de ensino aprendizagem para estes alunos. Esta investigação é importante e justifica-se por discutir uma problematização que ocorre com os alunos surdos no ensino básico de formação onde, muitas vezes, a único recurso de inclusão consiste na presença do tradutor intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) em sala de aula. Todavia, essa inclusão se faz necessária para a comunicação entre os pares, mas, não supre a necessidade de aprender o conteúdo de uma maneira satisfatória, sendo que a falta de recursos próprios para esses alunos, afetam o seu desempenho escolar, acarretando perdas significativas de aprendizagem aos demais alunos de classe. Ensinar a ciência Geográfica para um aluno surdo perpassa por inúmeras dificuldades e, assim, essa investigação vai incluir análises sobre as condições da formação inicial dos docentes, como também as dificuldades encontradas pelos mesmos para utilizar recursos tecnológicos em sala de aula. Para isso, pretende buscar recursos tecnológicos capazes de proporcionar uma melhor aprendizagem dos alunos surdos, bem como facilitar o trabalho do professor almejando o sucesso do processo de ensino/aprendizagem. Desta forma, entrevistas com os professores e alunos será essencial para entender as dificuldades encontradas pelos mesmos, no que toca ao uso de tecnologias em sala de aula. No que se refere a educação inclusiva, nesse aspecto mostra-se que todos os alunos apresentam importância para que seja garantida uma riqueza do conjunto, devendo ter em uma classe regular todos os tipos de alunos, como a escola proporcionar esses alunos o ambiente agradável dentro do espaço escolar, para que todos os alunos tenham resultados positivos academicamente e socialmente. Nesse sentido coloca-se que a comunidade escolar absorve todas as diferenças, todavia, os alunos especiais não são atendidos com a mesma qualidade pela escola não proporcionar a igualdade em relação a sua condição. É notório o avanço do Brasil em relação a inclusão de pessoas com deficiências, principalmente em relação as pessoas surdas, podemos verificar que ocorreram avanços nas legislações nas últimas décadas em relação a essa temática, contudo, não basta só legislações, os direitos devem ocorrer em todas as áreas dessas pessoas, são pessoas que têm os mesmos direitos de todos, sãos cidadãos brasileiros e devem prevalecer a igualdade entre todos os cidadãos na sociedade.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Recursos Tecnológicos; Alunos surdos.