Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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AS RETÓRICAS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CUIABÁ-MT
Flora Lima Farias de Souza, Cleomar Ferreira Gomes

Última alteração: 01-10-19

Resumo


Dentro do espaço escolar, a relação entre brincar e aprendizagem aparece distinta e por vezes paradoxal, uma vez que a instituição e a organização escolar, dentro de sua trajetória apresentam resistência e conotações negativas no que tange a manifestações recreativas. Mesmo em se tratando de processo de escolarização de crianças pequenas, o brincar ocupa papel coadjuvante na rotina, quando permitido adentrar os espaços escolares surge como ação autorizada, programada, com intuitos pedagógicos (jogos educativos) com regras criadas pelos sujeitos não brincantes, ou como premiação para quem completou as tarefas mais “sérias” e “importantes”. Desse modo, a partir da abordagem qualitativa, com participação de cinco professoras, a coordenadora pedagógica e a direção de uma escola de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal de Cuiabá, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação da rotina escolar nos anos de 2018 e 2019, o estudo objetiva compreender as concepções e práticas sobre o brincar, presentes no labor pedagógico de profissionais: gestores e professores, que implicam em aprendizagens significativas aos alunos da Educação Infantil. Como arrimo teórico, a partir das retóricas e da ambiguidade da brincadeira de Sutton-Smith (2017), as discussões sobre o brincar como atividade motor da infância, presentes nos estudos de Château (1987), a sustentação e defesa do brincar como necessidade da criança e promoção do seu desenvolvimento e nas contribuições filosófico-antropológicas de Caillois (1990) e Huizinga (2014) do jogo como ação inerente ao homem. No tocante às questões metodológicas desta pesquisa serão utilizadas as contribuições de Ludke: André (1986); Bogdan; Biklen (1994), André (2000) Gatti (2005).

 


Palavras-chave


Retóricas; Educação Infantil; Ludicidade