Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Uma Ponte Para Jerusalém: Atmosferas Sensoriais e Modos de Fala do Discurso Religioso
Andréa Basílio da Silva Chagas, Dolores Cristina Gomes Galindo

Última alteração: 16-10-19

Resumo


Nas últimas duas décadas tem se observado um acontecimento contundente na cultura religiosa brasileira, a aproximação das religiões cristãs, principalmente protestantes, com a estética e a cultura judaica. Este fenômeno tem sua principal inscrição a construção/reconstrução de estruturas bíblicas pela Igreja Universal do Reino de Deus, um fenômeno crescente, porém ainda pouco estudado no Brasil. Portanto, a partir do estudo das dimensões estética das técnicas, este trabalho pretende contribuir para o entendimento de tais estruturas comunicacionais a partir do debate e do aprofundamento de conceitos de comunicação material, como: performance, estudo das redes e semiótica-material. Esta pesquisa fundamentada dentro dos estudos em cultura contemporânea possui intenso caráter interdisciplinar por tanto transita e somará a distintas áreas do saber como: Comunicação, sociologia da religião e estudos sociotécnicos. Aprofundando a compreensão das tramas sensoriais pertencente à comunicação religiosa neopentecostal contemporânea da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), desejamos identificar os principais arranjos comunicacionais presentes na criação/recriação da cidade de Jerusalém e de uma antiguidade cristã, feitas pela IURD no Brasil examinando suas implicações na cultura, na comunicação e no marketing religioso. Aprofundando os estudo das atmosferas sensoriais e tramas tecnoestéticas existentes na IURD como: a réplica do Templo de Salomão e a maquete de Jerusalém do século I. Para realização deste trabalho, norteados metodologicamente pela TAR – teoria ator-rede. Fizemos incursões em pesquisa de campo de tipo etnográfico em ambientes distintos sendo alguns destes: as catedrais iurdianas (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá) e uma comunidade judaica-messiânica na cidade de Cuiabá a Beit Midrash Shema Ysrael. Estas observações participantes foram necessárias, para além de identificar as redes sociotécnicas atuantes no acontecimento explorado, também auxiliar na compreensão das potências e traduções destes actantes a partir de suas atuações nestes distintos regimes de enunciação.  Até o presente momento, foram constatadas uma elaborada rede de traduções teológicas, transfonias religiosas e relações politicas e empresariais, tramas estas que vem ao encontro de nossa elaboração teórica sobre a criação iurdianas de pontes tecnoestéticas. Estruturas estético-comunicacionais construídas com intuitos proselitistas, financeiros e políticos feitas pela Igreja Universal do Reino de Deus.


Palavras-chave


atmosferas sensoriais, comunicação, marketing religioso, Jerusalém.