Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Um Olhar Sobre a História da Matemática e Suas Contribuições para o Ensino Aprendizagem do Conjunto dos Números Inteiros
Zillene Souza Cavalcante

Última alteração: 01-10-19

Resumo


Este Trabalho integra uma pesquisa em andamento sobre a História da Matemática e o ensino aprendizagem dos Números Inteiros no Ensino Fundamental. Traz como problematização: "A contextualização por meio da História da Matemática pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem do conjunto dos Números Inteiros?". O Objetivo Geral do trabalho: "Verificar o processo de ensino aprendizagem do conjunto dos números inteiros, bem como as operações de adição e subtração, partindo da História da Matemática como fonte motivadora e contextualizadora para obter uma aprendizagem significativa". Irá também analisar o livro didático adotado pela escola onde será realizada a pesquisa. O referencial teórico está pautado em autores como: Ubiratan D' Ambrosio, Antonio Miguel, César Cool, Marco Antonio Moreira, David Ausubel, Paulo Freire, Zabala, entre outros, levando em consideração também a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRCMT). Aborda questões relevantes para o ensino aprendizagem no contexto escolar, como Aprendizagem Significativa; Aprendizagem Ativa; Metodologia Ativa; Atividades Orientadoras de Ensino (AOE); Sequência Didática. Como proposta metodológica para a pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa de cunho interpretativa, tendo como referencial teórico principal Bogdan e Biklen. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Educação Básica, do município de Várzea Grande MT. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem em Matemática, possibilitando ao aluno a construção de significados para o objeto de conhecimento em questão, aproximando o máximo possível do cotidiano dele, e lhe permita atuar na sociedade em que vive.

 

 


Palavras-chave


Educação Matemática; História da Matemática; Livro didático; Aprendizagem Significativa; Metodologia Ativa; Sequência Didática.