Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
AÇÕES PEDAGÓGICAS EM DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: POR UM CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Amanda Faria Corrêa da Silva, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt

Última alteração: 09-10-19

Resumo


O presente trabalho tem como proposta apresentar uma experiência didático-pedagógica em dança em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental da rede estadual pública de ensino de Cuiabá/MT, assim como as possibilidades oriundas da utilização da teoria pedagógica multicultural e das orientações metodológicas da pesquisa-ação no ensino/aprendizagem em dança nas aulas de Educação Física escolar. Remete ainda à necessidade de promover maior articulação entre a teoria e a prática na produção do conhecimento e solução de problemas no âmbito educacional. Trazemos aqui resultados de uma pesquisa que se encontra ainda em andamento, em que a dança é fundamentada como conteúdo que interage com a consideração da identidade cultural dos alunos, por meio de um trabalho crítico que pode participar da análise e interpretação que esses fazem das danças. Constatamos que as aulas oportunizaram situações fecundas, à medida que despertou a participação e interesse dos alunos, sobretudo, cumprindo a proposta pedagógica planejada, na qual se visava à leitura crítica e a ressignificação das práticas corporais. Mas também devemos considerar que uma prática pedagógica inovadora para a qualidade do ensino da dança nas aulas de Educação Física, ainda apresenta desafios a serem superados, e um desses é reconhecer que a formação do docente em Educação Física precisa ampliar o preparo necessário para trato desse conteúdo na escola.


Palavras-chave


Conteúdo dança. Multiculturalismo. Pesquisa-ação. Educação Física.