Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida na Educação Física: Possibilidades de uma prática pedagógica
Gislaine Lisboa Pondé

Última alteração: 01-10-19

Resumo


Resumo: A Metodologia de Projetos do Programa A União Faz a Vida é uma prática difundida em Nova Mutum - MT,  desde  2005, e tem tido adesão por escolas de todas as redes como possibilidade de prática pedagógica que valoriza a cooperação e cidadania como atributos indispensáveis ao processo educativo. Mediante sua proposta de educação cooperativa almeja-se verificar as implicações da metodologia de projetos de trabalho do PUFV nas aulas de Educação Física das escolas públicas da área urbana de Nova Mutum, MT. Especificamente, espera-se identificar as motivações e justificativas dos professores para aderir a metodologia de projetos, bem como compreendem o significado desta pedagogia no processo de intervenção profissional e suas consequências na aprendizagem dos estudantes;  identificar as percepções dos gestores quanto a implementação da proposta da metodologia de projetos do Programa União Faz a Vida nas aulas de Educação Física das escolas públicas da área urbana de Nova Mutum; identificar como a metodologia de projetos se apresenta nas aulas de Educação Física das escolas públicas da área urbana de Nova Mutum, MT. Como caminho metodológico que possa atender aos objetivos deste estudo faremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, descrita por Bogdan e Biklen (1994) de caráter descritivo, indutivo, nas escolas públicas da área urbana de Nova Mutum que aderiram ao Programa A União Faz a Vida e que atendam a partir do 2º ciclo do ensino fundamental, cujas aulas de Educação Física são ministradas por professores habilitados e que desenvolveram algum projeto no período entre 2016 e 2018. Participam da pesquisa cinco escolas, sendo três da rede municipal e duas estadual; o quadro docente é composto por nove professores, que serão entrevistados, bem como os gestores que acompanharam o desenvolvimento dos projetos, a fim de apresentar as percepções acerca desta prática pedagógica, subsidiando a análise dos dados por meio da Análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), como  recurso para verificar as contribuições pedagógicas da metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida nas aulas de educação física de tais escolas.


Palavras-chave


Metodologia de Projetos; A União Faz a Vida; Educação Física.