Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A Educação em Ciências no Município de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso: os saberes docentes em evidência.
Glésia Gomes da Costa Messias, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Última alteração: 01-10-19

Resumo


O presente trabalho, em uma perspectiva investigativa, visa compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de professores de Ciências da Natureza na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, identificando quais e como esses saberes influenciam tanto o fazer pedagógico desses professores em sala de aula, quanto sua própria trajetória de vida. Para isso, surge a questão norteadora da pesquisa: Como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Compreendendo que a escola tem enfrentado problemas oriundos da formação e prática de professores arraigadas a abordagens excessivamente teóricas e memorísticas, o presente trabalho traz Morin com a construção do pensamento complexo, no intuito de romper com essas visões limitadas e considerar os sujeitos em sua complexidade. A partir disso, propõe-se em um âmbito qualitativo, a Pesquisa Narrativa complementada com a Análise Textual Discursiva por oportunizarem investigar e compreender o processo de formação e desenvolvimento profissional docente sem reducionismos, possibilitando o surgimento de novas e significativas leituras da realidade. A desenvoltura para articular vários tipos de saberes, curricular, disciplinar, experiencial, entre outros, deve vir acompanhada por um professor que ensine pelo exemplo; que seja acessível ao aluno com todas as suas especificidades e concepções; que tenha um olhar autocrítico e que seja receptivo a novos saberes para que a educação possa se consolidar enquanto meio de construção de um sistema de ideias pautado na liberdade e na autonomia.


Palavras-chave


Educação em Ciências; Saberes Docentes; Pesquisa Narrativa.