Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de uma automação para a Educação Física Escolar
Rafael Luiz Barbosa Paulis, Mário Mateus Sugizaki

Última alteração: 04-10-19

Resumo


A avaliação é um componente de grande importância no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar que deve possibilitar ao Professor uma reflexão sobre sobre sua pratica pedagógica bem como sobre o desenvolvimento de seus alunos.  Atualmente, por muitas vezes este processo de avaliação tem sido negligenciado, apresentando uma tendência ao uso de indicadores subjetivos, com finalidades que fogem do contexto educacional ou apenas atendendo a legislação vigente, não possuindo muitas vezes relação direta com os conteúdos desenvolvidos, resultando apenas no status de aprovação ou reprovação. A justificativa deste trabalho se relaciona com o fato de atualmente não existir um modelo de avaliação na Educação Física que contemple aspectos físicos motores e comportamental dos escolares do ensino fundamental. Tendo em vista que parâmetros para a avaliação são necessários na Educação Física escolar, a organização destes por meio de uma ferramenta digital é fundamental para auxiliar o Professor na organização e interpretação destas informações. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo desenvolver um software para avaliação da aptidão física, motora e comportamental de escolares do município de Sinop/MT.  A metodologia compreende um estudo de caráter de inovação no qual o software desenvolvido funcionará como uma ferramenta digital que possibilitará ao Professor o lançamento, arquivamento e gerenciamento das avaliações realizadas por meio de um banco de dados, resultando em um relatório sobre o desenvolvimento do avaliado, bem como a comparação das avaliações realizadas ao longo do ano letivo. O software será composto por medidas e testes que contemplam avaliação antropométrica, avaliação da aptidão física, avaliação do desenvolvimento motor e avaliação comportamental, que permitirão por meio dos dados obtidos nas avaliações gerar um relatório individual sobre o aluno, estabelecendo assim relações quanto ao seu crescimento, desenvolvimento, aptidão física e motora de acordo com o esperado para sua faixa etária, além permitir um diagnóstico preliminar quanto a alterações ou desvios no seu comportamento. Espera-se com esta ferramenta contribuir para a pratica pedagógica do Professor, servindo como auxílio na realização, organização e interpretação das avaliações, melhorando os parâmetros utilizados no avaliar e contribuindo para o processo de desenvolvimento dos escolares, empregando assim um maior sentido e utilidade para o processo de avaliação na Educação Física Escolar.

 


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Avaliação; Software;