Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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DESAFIOS E EXPECTATIVAS JUNTO AOS MANOKI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
gonçalina jesus maria, Adriana do carmo ribeiro de souza cruz

Última alteração: 07-10-19

Resumo


Título: Desafios e Expectativas junto aos Manoki/Irantxe: um relato de experiência

Resumo: Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência sobre a nossa convivência com a comunidade Manoki/Irantxe, situada na aldeia indígena Caititu, na Terra Indígena de Tirecatinga, localizada a 50 km do município de Sapezal, no estado de Mato Grosso. Buscamos trazer um relato sobre os eventos observados por nós em nossa primeira estada na comunidade no período de 9 a 13 de abril de 2019.Nesse período  o III Seminário de Estudos Linguísticos: fonética, fonologia e produção de material didático, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa: Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas (GEDDELI) nas comunidades de Caititu (Manoki/Irantxe) e, também, em Três Jacus (Wakalitesu/Nambikwara). Inicialmente, ficamos surpresos com o fato de que há a presença de educação formal na aldeia, através de uma escola indígena construída pela Prefeitura do município de Sapezal, denominada “Escola Indígena Lino Araxi Irantxe”. Outro evento interessante observado por nós diz respeito à noção de espaçamento temporal presente na aldeia, tendo em vista que os poucos dias que permanecemos nas comunidades foram o suficiente para perder a noção de tempo, de data no calendário, pois a sensação é de que estávamos lá havia muito tempo. Ademais, no cotidiano, tivemos a oportunidade de observar que as crianças aproveitam o tempo brincando, jogando bola, correndo de um lado pro outro; já os adultos confeccionavam artesanatos como colares,brincos e pulseiras enquanto conversavam e contavam historias  relacionados aos saberes da comunidade. Quando conversamos com as pessoas da aldeia, observamos em seus diálogos a nostalgia com que se lembravam com muito carinho de seus pais e avós, demonstrando muito respeito pelos saberes dos seus antepassados aos conversarmos com de diferentes idades, ficou evidente o desejo da comunidade em retomar a sua língua étnica, e em insirí-la tanto na escola ,quanto em outras atividades da comunidade. Segundo relato o relato dos doscentes e lideranças há na aldeia  uma luta em prol  do aprendizado da língua materna indígenas das  histórias e dos conhecimentos tradicionais com intuito de fortalecer a cultura indígena. Assim, visando contribuir com os anseios da comunidade MAnoki/Iranxe da aldeia Caititu nós, enquanto mestrandas do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT), e participantes do GEDDELI, propomos uma parceria com a comunidade no sentido de oferecer assistência linguística, teórica e metodológica para as ações de fortalecimento da língua étnica enquanto desenvolvemos nossas pesquisas de campo.A esperança é que nossos  nossos estudos de campo possam incentivar tanto a parte docente, quanto a pessoas da comunidade geral a voltarem a estudar e compreenderem o funcionamento da língua étnica. Com isso esperamos contribuir para o fortalecimento e inserção dessa língua na escola mantendo assim a vitalidade das línguas na comunidade.

Palavras –chaves: pesquisa de campo, relato de experiência, Aldeia Caititu.