Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Tecnologias Digitais em Salas de Apoio à Aprendizagem e Letramentos Digitais
Mariana Hanae Nascimento Hayashi, Terezinha Fernandes

Última alteração: 21-10-19

Resumo


Estão se tornando frequentes, nos últimos anos, problematizações e propostas sobre o aprender e ensinar envolvendo as Tecnologias Digitais (TD) no contexto escolar, bem como a formação de professores para que haja a promoção dos mesmos. Percebe-se que as TD estão se fazendo cada vez mais presentes na sala de aula porque são artefatos culturais importantes que possibilitam o processo da educação de qualidade. Os Letramentos Digitais (LD) desempenham um papel fundamental na aquisição de leitura e escrita das crianças e são desenvolvidas quando há um estímulo à inserção das TD no processo de ensino e aprendizagem escolar, promovendo práticas de leitura e de escrita na tela, interpretando e modificando sua realidade. Dentro da perspectiva de resgate dos alunos em defasagem, a Sala de Apoio à Aprendizagem se insere como um recurso concomitante à sala regular das turmas de segundos e terceiros anos do primeiro ciclo das escolas municipais de Cuiabá. Entretanto, é um ambiente distinto da sala regular, pois nela o professor pode utilizar-se da ludicidade dos jogos e das TD como mediadoras nas práticas pedagógicas e de ensino para alcançar seus objetivos. Nesse contexto, este estudo em desenvolvimento no Mestrado realizado no programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que está dentro da linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas da UFMT no qual está inserida e no grupo de pesquisa LêTECE, tem como objetivo compreender a relação entre o uso de TD na Sala de Apoio à Aprendizagem e os LD mobilizados nas crianças na percepção e prática dos professores. Os procedimentos, técnicas e instrumentos usados para a realização da pesquisa são a pesquisa bibliográfica, revisão sistemática de literatura, análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada. O Mestrado em Educação visa melhorar a formação acadêmica do estudante com o aprofundamento dos aprendizados da graduação, bem como oferecendo subsídios para a formação científica pelo princípio da pesquisa. Assim, almejamos ampliar os conhecimentos sobre o tema em estudo e compreender os aspectos relacionados aos fenômenos educacionais e seus desdobramentos na escola. Portanto, esperamos que a pesquisa possa contribuir para problematizar o trabalho desenvolvido em sala de aula e os conhecimentos construídos sobre os LD possas apontar caminhos para a reflexão sobre as práticas com o uso de TD em desenvolvimento.



Palavras-chave


Tecnologias Digitais; Letramentos Digitais; Sala de Apoio