Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Uma proposta pedagógica para trabalhar óptica utilizando a experimentação e o jogo
Alzira Silva Moreira, Frederico Ayres de Oliveira Neto

Última alteração: 17-10-19

Resumo


Com o célere avanço da tecnologia, onde tudo está ao alcance do dedo e a reposta a um clique o processo de ensino aprendizagem no geral nunca foi tão desafiador como agora. O ensino da Física, por sua vez, com seus modelos de representação dessa realidade, permite representar, exemplificar, estabelecer relações, antecipar, prever e interpretar a natureza, consentir atuar sobre ela. Diante disso, a questão que norteia o presente trabalho é: Como trabalhar a óptica física e a óptica geométrica utilizando como ferramenta pedagógica a experimentação e o jogo? A pesquisa foi de natureza aplicada e utilizará abordagens qualitativas com objetivo descritivo. O trabalho se deu inicialmente com o levantamento dos subsunçores dos alunos acerca do tema através de aplicação de um questionário estruturado, na forma de escala Likert. Em seguida, tem-se a abordagem dos conceitos envolvidos como o uso da experimentação, tanto de maneira investigativa como comprobatória e, ao final, é proposto um jogo como ferramenta pedagógica, que oferece a oportunidade de realizar uma reconciliação integradora entre o aluno e os conceitos trabalhados. Espera-se com esta pesquisa verificar se a atividade experimental e o uso do jogo facilitam de alguma maneira o processo de ensino e de aprendizagem na tentativa de minimizar os desafios enfrentados pelos alunos e professores no desenvolvimento do conhecimento.