Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Educação Física Escolar: configurando a prática docente na Educação Infantil no município de Campos de Júlio – MT
Romeu Pereira Félix, José Tarcísio Grunennvaldt

Última alteração: 09-10-19

Resumo


O estudo apresenta como tema a Educação Infantil, apresentando a peculiaridade da Educação Física nessa etapa da Educação Básica. A inserção da Educação Infantil na Educação Básica é relativamente nova no Brasil e, é marcada por diversas dificuldades que permeiam a prática pedagógica mesmo com todas as legislações vigentes.  Fazendo-se como inaugural, a Educação Física nessa etapa de ensino se depara com a particularidade de enfrentar o desafio da indissociabilidade do brincar – cuidar – educar, como elementos fundantes que envolvem o processo de ensino aprendizagem de crianças de cinco anos de idade. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis dificuldades encontradas pelos professores da Educação Física, em definir e planejar atividades didático-pedagógicas para as crianças na Educação Infantil. Em consequência desse objetivo, procurar-se-á desenvolver estudos e propor práticas educativas voltadas à Educação Física para melhoria da atuação docente na Educação Infantil dos sujeitos da pesquisa. Para tanto, realizamos um estudo sobre os seguintes eixos: concepção de infância e Educação Infantil, Educação Física na Educação Infantil, formação continuada e formação continuada de professores de Educação Física na Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo etnográfico no cotidiano escolar. Os sujeitos foram 3 professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil em Campos de Júlio-MT.   Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista, realizada de forma estruturada e direcionada aos professores e o diário de campo. A pesquisa foi realizada durante os meses de abril e julho de 2019, totalizando 12 encontros. A análise de dados será baseada nas entrevistas realizadas com os professores, das transcrições dos encontros e dos diários de campo. Os dados da experiência com a etnografia no cotidiano escolar serão apresentados na versão final da dissertação.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; Formação Continuada.