Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA CINEMA E A EDUCAÇÃO: A consciência histórica dos jovens em relação aos filmes e a Guerra Fria
Richard Santos Salazar

Última alteração: 07-10-19

Resumo


A partir de uma investigação em educação histórica, em uma turma de ensino médio de escola pública, analisar a consciência histórica dos jovens em relação ao cinema, a ficção e a História. Utilizando como base o período da Guerra Fria, buscando nesta pesquisa compreender e analisar o entendimento dos alunos acerca de um filme selecionado com o período que ele dialoga, e também verificar o entendimento dos alunos sobre o filme ser uma ficação, e partir disso como uma ficção pode vir a ser uma fonte histórica e um discurso. Para tal, a investigação será dividida em: 1) Pesquisa de conhecimentos prévios dos alunos acerca das temáticas, seguido de análise dos resultados deste processo; 2) Aula sobre a Guerra Fria; 3) Exibição do filme ou de excertos de um mais filmes; 4) Exercício de metacognição que verifique nos alunos a sua interpretação diante dos filmes, a ficção e o diálogo com o período, seguido de análise de resultados.

Palavras-chave


investigação em educação histórica, consciência histórica, cinema, ficção, História, Guerra Fria, fonte histórica, metacognição